Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís leva mais de 200 mil pessoas à Cidade do Carnaval com shows de Léo Santana e atrações maranhenses  

04/02/2024 14h35 - Atualizada em 09/02/2024 17h36
Secom

Mais de 200 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (PMMA), lotaram a Cidade do Carnaval, na tarde/noite de sábado (3), durante os shows de Léo Santana e artistas maranhenses, circuito de iniciativa da Prefeitura de São Luís, montado na área lateral do Terminal de Integração da Praia Grande, trecho da Avenida Vitorino Freire e Praça das Mercês.

O grande evento voltou a ser o centro das atenções da folia pré-carnavalesca na capital e a programação continuará da próxima sexta-feira (9) até o dia 13, data de encerramento da maior festa popular do Brasil, com apresentação do DJ Alok.

Ainda no camarim, antes de Léo Santana subir ao palco, o prefeito e a primeira-dama, acompanhados da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e de secretários, conversaram com o artista e entregaram mimos ao baiano.

Já durante o show, Eduardo Braide entregou uma camisa com ilustrações das tradições culturais de São Luís, ao artista.

“Léo Santana vai deixar São Luís levando nossas iguarias para ele, a esposa, Lore Improta, e a filha, Liz. Além disso, no palco, entregamos uma camisa com a frase ‘GG na Ilha do Amor’. Ele está nos ajudando a fazer essa festa linda, para a qual convidamos toda a população a vir aproveitar, ainda mais, a partir da próxima sexta-feira (9). Agradeço a todos aqueles que estão envolvidos nessa grande produção, de todas as secretarias, órgãos e empresas terceirizadas. Antigamente, as pessoas saíam da cidade para pular o Carnaval. Agora, elas estão vindo de outras cidades e estados, pois a nossa festa está fantástica”, disse o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Uma multidão dançou, cantou e impressionou um dos mais famosos cantores do Brasil, acostumado a grandes plateias, mas que revelou, em suas redes sociais, com diversas postagens, ter ficado impactado com o banho de carinho em dose infinita que recebeu na capital maranhense em uma noite que ficará para a história de sua carreira musical.

Léo Santana “botou fogo” na arena, protagonizando um dos mais animados shows de sua trajetória e um dos mais contagiantes por ele já realizados na Ilha do Amor, onde já esteve por diversas vezes. O artista subiu ao palco às 18h30, com o céu ainda claro, após ser chamado pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Desta vez, no entanto, o prefeito contou com a ajuda do ‘mar’ de gente para entoar trecho da música “Posturado e Calmo”, a mesma que Léo usou durante a apresentação para desafiar fãs no palco, uma vez que a canção é quase um trava-língua em ritmo acelerado.

Do início ao término, a plateia se manteve enérgica, pois esse era o desejo do baiano logo que pisou em seu altar musical, convocando geral para não deixar a peteca cair.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, ressaltou o esforço de uma equipe empenhada para entregar à população uma programação diversificada, pensada para agradar a todos os gostos e tribos.

“Nós estávamos com muita expectativa para esta noite, assim como ficamos em relação a todas as anteriores e não deu outra: sucesso absoluto. Prova disso é a multidão que está prestigiando a Cidade do Carnaval, desfrutando de todos os seus espaços, inclusive daqueles dedicados ao reggae e às manifestações de matriz africana. Afinal, São Luís merece”.

Carinho do público

Antes de seu encontro triunfal com os ludovicenses, o baiano Léo Santana revelou sua alegria de poder retornar à cidade para uma ocasião especial.

“Um grande prazer estar aqui em São Luís, cidade que sempre venho e estive recentemente. Esta cidade me recebe muito bem. Passei por aqui há 15 dias, mas tocar em um evento como esse, de uma forma democrática, tem um gostinho muito especial. Há pessoas aqui que nunca assistiram a um show meu. Logo, é uma satisfação muito grande poder realizar esse sonho de muitos. Aqui, sem dúvida, é o meu esquenta para o Carnaval, pois faço 16 shows em 7 dias, entre Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro e São Paulo”, contou Léo Santana.

A apresentação elevou os termômetros e o resultado superou todas as expectativas. Cantando, dançando e dialogando com o público, Léo fez um passeio pelo seu vasto repertório, mesclando canções novas com mais antigas e, ainda, prestando uma homenagem à Marília Mendonça, ao executar a música “Apaixonadinha”, que fez com ela em 2019. Lá embaixo, pessoas de todos os cantos do Maranhão não desgrudavam os olhos do palco.

Procedente do Município de Tuntum, a professora Francisca Daldete festejava com a filha Layara e curtia bastante o show de Léo Santana.

“Fazia muito tempo que eu não ia a shows abertos. Fiquei encantada, pois está tudo muito bem estruturado. Layara também está adorando e estamos amando o show do Léo Santana. Valeu muito a pena a viajem”, contou.

Quem também veio do interior para curtir a Cidade do Carnaval e prestigiar a atração principal da noite foi a estudante Kaline Bezerra, de Barra do Corda.

“Eu sempre faço outros roteiros neste período e, às vezes, viajo para outros estados para curtir o Carnaval, mas este ano São Luís está com atrações incríveis e, além disso, eu não poderia deixar de vir prestigiar meu Léo Santana, que tanto amo”, declarou a estudante, ao lado das amigas.

O enfermeiro Deybson Ferreira decidiu tirar folga do plantão no trabalho para absorver a energia da Cidade do Carnaval. Ele não poupou elogios à estrutura e organização.

“Já visitei os espaços e fiquei impressionado com a organização. Eu não tinha conseguido vir nos outros dias, mas dei meu jeito e o que vi superou todas as minhas espectativas”, afirmou.

Investimentos

O secretário municipal de Cultura de São Luís, Maurício Itapary, estava presente e garantiu que todos os investimentos foram feitos para proporcionar uma experiência única aos foliões, frisando que a presença do público é recorde a cada sábado.

O secretário ficou de olho em todos os detalhes e deu uma passada na central de vídeos onde acontecem as transmissões ao vivo para o canal da Prefeitura no YouTube. De lá, ele teve uma visão geral da grandiosa festa e ainda festejou o número de acessos simultâneos, que no momento acusava mais de 14 mil internautas.

“Nós estamos no terceiro sábado com a nossa Cidade do Carnaval, que dispõe de uma estrutura fantástica, pois a Prefeitura de São Luís investiu pensando nos itens conforto e segurança, principalmente, uma vez que o folião realmente merece. A cada sábado, nós temos recordes de público e a população pode vir, pois o circuito está lindo e preparado para receber a todos”, pontuou Maurício Itapary.

Cidade da diversidade

Antes do show de Léo Santana, teve muita festa nos demais espaços do evento, todos com recorde de público. No Afro Palco, por exemplo, houve comemoração em torno dos 40 anos do tradicional bloco Akomabu, reunindo 12 atrações.

Na tenda Hot Space, por sua vez, se apresentaram os DJs Karley e Junior Senna e no Palco Multicultural/Arena Algazarra fizeram a festa DJs e bandas, a exemplo do grupo Argumento.

No Trio Algazarra, houve apresentação do projeto Hot Mix, de forma inédita, contemplando muito flashback, e da banda Mix in Brazil, que também tocou no palco principal, tendo como convidada especial a cantora Fabrícia. Mix e Fabrícia deram um show e seguraram a mesma multidão que aplaudiu Léo Santana.

A Cidade do Carnaval continua fervendo a folia na capital maranhense. O local dotado de posto médico, praça de alimentação, área do turismo, espaço acessível, camarote institucional, entre outras facilidades.

Na área, é proibida a comercialização e consumo de bebida armazenada em garrafas e vasilhames de vidro. Os vendedores ambulantes são todos credenciados e vendem seus produtos com disciplinamento.

A Blitz Urbana faz o ordenamento do perímetro do evento e seu entorno. Victor Cunha, diretor da Blitz Urbana, destacou que uma festa linda se faz com muito trabalho.

“Nós temos recorde no comércio informal, que aqui se tornou comércio legal. São mais de 600 pessoas cadastradas e trabalhando com entusiasmo para vender bastante e faturar”, revelou.

Quem desembarca no circuito passa por barreiras de revista antes de acessar a festa. O espaço, com central de videomonitoramento, conta com apoio de efetivos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Blitz Urbana, segurança privada e bombeiros civis.