Prefeito Eduardo Braide segue com entrega de escolas totalmente reformadas

22/03/2024 17h09 - Atualizada em 28/03/2024 10h56

Em um esforço contínuo para fortalecer a educação pública municipal na capital, o prefeito Eduardo Braide tem realizado uma série de inaugurações de escolas em toda a cidade. Na quinta-feira (21), o gestor entregou a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Gardênia Ribeiro Gonçalves, localizada no bairro Madre Deus.

Nesta sexta-feira (22), foi a vez da comunidade do bairro Cruzeiro do Anil receber a Unidade Integrada (U.I) Maria do Carmo Abreu da Silveira. Estão agendadas mais 11 inaugurações de unidades educacionais, alcançando um total de 15 escolas em apenas 20 dias.

As reformas integram o programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com execução da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Por meio do programa, já foram entregues mais de 170 unidades, desde o primeiro ano de gestão, em 2021.

Este último pacote de inaugurações começou no dia 14 de março, com a entrega da Unidade Integrada (U.I) Governador Matos Carvalho, localizada no Monte Castelo, e no dia 15, Braide entregou a U.I Padre Newton Pereira, no Cohatrac.

“Estamos em uma verdadeira maratona de entregas. Mais duas escolas novinhas essa semana, de um total de 15 escolas novas que vamos entregar em 20 dias. Um trabalho feito por muitas mãos, com nossas equipes empenhadas em fazer o melhor para a educação da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Eduardo Braide. Ele também lembrou dos recentes avanços na educação, como o reforço na merenda escolar e a entrega de kits para os mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino.

"Essas escolas, totalmente novas e equipadas, são um reflexo do compromisso incansável desta gestão com a educação dos nossos jovens. Ao entrar em cada uma dessas unidades recém-inauguradas, é emocionante ver o sorriso estampado no rosto de cada criança e dos nossos profissionais que estão no dia a dia da escola. Essas estruturas não só contribuem para o aprimoramento do aprendizado dos nossos alunos, mas também oferecem suporte ao trabalho de excelência dos nossos educadores", destacou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Durante as entregas, estiveram presentes também a vice-prefeita, Esmênia Miranda; os secretários municipais Maurício Itapary (Secult e Subprefeitura do Centro), David Col Debella (Semosp), Diego Rodrigues (SMTT) e Simão Cirineu (Seplan); os vereadores Daniel Oliveira (PL), Francisco Chaguinhas (PSD), Ribeiro Neto (Cidadania), Karla Sarney (PSD), Dr. Gutemberg (Republicanos); lideranças e servidores municipais. A Banda da Guarda Municipal abriu as duas cerimônias.

Unidade Integrada Maria do Carmo Abreu da Silveira

Nesta sexta-feira (22), a comunidade do Cruzeiro do Anil celebrou a entrega da Unidade Integrada (U.I) Maria do Carmo Abreu da Silveira, que atende 550 alunos do 1º ao 9º ano nos períodos matutino e vespertino. A escola não passava por reformas há mais de 25 anos.

Dentre as melhorias executadas, destacam-se a reconstrução de toda a unidade com novos pisos, forro, pintura, instalações elétricas e hidrossanitárias, acessibilidade, ampliação da sala de recursos e construção da quadra de esportes. Além de outras intervenções como substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, climatização de todos os ambientes, banheiros novos, nova mobília e muito mais.

Durante a cerimônia, pais, alunos e professores se reuniram para receber com alegria o novo espaço. Michelle Santos, mãe da Katharina Santos, de 5 anos, estava muito feliz com a ampliação da sala de recursos, que atende, assim como a filha Katharina, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"É uma alegria imensa receber não apenas uma escola nova, com salas regulares, mas também ver que minha filha Katharina terá a oportunidade de estudar em uma sala de recursos completa. A gente percebe que o prefeito se preocupa com os detalhes e hoje somos pura gratidão”, disse Michele.

Quem estava empolgado com a nova quadra era Breno Levi Lobato, do 6° ano. O pequeno contou os planos para o dia a dia na escola. “A escola está muito bonita, está tudo novo e eu estou muito feliz que agora temos também uma quadra para a gente brincar. Eu gostei demais que as salas agora têm ar-condicionado, e todas as cadeiras e mesas novas, tudo é novo”, festejou Breno.

Unidade de Educação Básica Gardênia Ribeiro Gonçalves

Outra escola entregue pelo prefeito Eduardo Braide nestes últimos dias foi a U.E.B. Gardênia Ribeiro Gonçalves. Com capacidade para atender 76 estudantes de 2 a 5 anos nos segmentos Creche, Infantil I e Infantil II, a escola, localizada no bairro Madre Deus, foi entregue na quinta-feira (21). A unidade não recebia melhorias na infraestrutura há mais de 19 anos.

As intervenções foram abrangentes e incluíram renovação do forro, piso e paredes, pintura completa, adaptação para acessibilidade, substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro e todo o mobiliário novo. Destaque ainda para playground com brinquedos na entrada da escola e a instalação de ar-condicionado em todas as salas, proporcionando conforto térmico aos alunos e professores.

“Agora é uma escola completamente nova, com tudo novo, desde o mobiliário, às instalações e equipamentos. Ela está irreconhecível e todos estamos felizes demais, esperamos muito por esse dia”, compartilhou a diretora da unidade, Adriana Dourado.

Denise dos Santos, mãe das crianças Safira Manoela Santos, de 1 ano, e Cristian Samuel Santos, autista, de 5 anos, falou do novo ambiente que está mais acolhedor. "Estou maravilhada com a nova escola. É o segundo local que eles mais frequentam, e agora estou aliviada porque ela está mais segura, bem iluminada, e muito bonita”, disse a dona de casa.