Secretaria Municipal de Educação

Secretária

Caroline Marques Salgado

Sobre a Secretaria

APRESENTAÇÃO

Inicialmente, por volta da década de 1910, a Secretaria Municipal de Educação, possuía o nome de "Instrução Pública Municipal". Ao longo dos anos, a secretaria obteve as seguintes denominações sucessivamente: "Departamento de Educação", "Secretaria de Educação e Ação Comunitária", "Secretaria de Educação e Cultura" e por fim, com o desligamento entre educação e cultura, passou a se chamar "Secretaria Municipal de Educação (Semed)".

A Secretaria foi instituída nos termos da Lei nº 1.847 de 10 de janeiro de 1996. Após ocupar diversos prédios da região central de São Luís, a Secretaria Municipal de Educação fixou sede à Avenida Marechal Castelo Branco, quadra 14, lote 14, nº 250, edifício Trade Center, São Francisco, no ano de 2015.

A Semed é um órgão público responsável pela viabilização da educação nos níveis infantil e fundamental e nas modalidades de educação especial (voltada para pessoas com deficiência), e de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental. É responsável pela gestão das políticas públicas voltadas para a área da Educação do município de São Luís e por organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

Atualmente, a Semed possui sob a gestão 12 edifícios administrativos, 215 Unidades de Educação Básica e aproximadamente 43 anexos de escolas, segundo a Assessoria Técnica de Engenharia Civil e Arquitetura da Semed. Também estão sob a administração do referido órgão público mais de oito mil profissionais do Magistério e aproximadamente 94 mil alunos, segundo o Recursos Humanos da Semed.

Endereço: Ed. Trade Center, Av. Castelo Branco, 250 - São Francisco São Luís - MA
Fones:   3212-8205
Site:    www.saoluis.ma.gov.br