Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís firma Termo de Compromisso com Proerd e amplia atendimento aos estudantes da rede municipal

20/03/2024 10h23 - Atualizada em 22/03/2024 16h48

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assinou, esta semana, Termo de Compromisso com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para a estabelecimento de cooperação mútua, técnica, logística e acompanhamento das atividades para a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas escolas do Município.

O programa tem como objetivo a prevenção ao uso de drogas, violência e promoção de uma vida saudável e envolve escola, família e comunidade. Trata-se de uma parceria da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), por meio da Coordenação Estadual do Proerd durante o ano de 2024, com a previsão de alcançar 2.000 estudantes das Unidades de Educação Básica da rede.

O Proerd é realizado por policiais militares treinados, que ministram aulas nas escolas para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando materiais específicos do programa, em caráter pedagógico/educacional, com o apoio das equipes técnicas da rede pública de ensino.

A importância do Proerd está na conscientização e orientação que oferece sobre os riscos e consequências do uso de drogas, bem como o combate à violência. Ao promover a interação entre escola, família e polícia, cria-se uma rede de apoio que contribui para a formação de cidadãos responsáveis, aptos a tomarem decisões saudáveis em suas vidas.

O projeto também auxilia na formação de valores éticos e morais, além de estimular o respeito e o diálogo entre estudantes, professores e familiares. Dessa forma, contribui para a construção de um ambiente escolar seguro e saudável, para o desenvolvimento das potencialidades do estudante, aprimorando sua autoestima e cidadania.