Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide prestigia abertura da 63ª edição da Expoema

04/09/2023 17h55 - Atualizada em 06/09/2023 17h56
Secom

O prefeito Eduardo Braide participou, no domingo (3), da abertura da 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). A edição de 2023 vai até o dia 10 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, com realização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), apoio da Prefeitura de São Luís, Governo do Estado, e organização da empresa Bob Clean. 

A abertura da Expoema, já consagrada na história de São Luís e do Maranhão, atraiu uma multidão ao parque. O prefeito Eduardo Braide expressou sua satisfação em apoiar esse evento, que não apenas fortalece a economia local, mas também celebra a cidade de São Luís em sua semana de aniversário. 

“A Expoema já faz parte da nossa história, da história de São Luís, da história do Maranhão, e é uma felicidade ver mais um ano esse parque repleto de pessoas. Aqui a gente tem a oportunidade de gerar renda para os empreendedores e para a agropecuária do Maranhão, com o apoio da Prefeitura. São Luís ganha esse presente, como ganha todos os anos, com a realização da Expoema”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que percorreu os espaços do parque, cumprimentando visitantes e expositores.

A cerimônia teve início com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís, acompanhado pelo Hino Nacional. Posteriormente, as autoridades presentes falaram no dispositivo de honra. Estavam presentes, também, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten; além de demais representantes do poder Judiciário, Executivo e Legislativo e associações e entidades participantes. 

O governador Carlos Brandão agradeceu a presença do prefeito Braide, ressaltando a colaboração da Prefeitura de São Luís para a realização da Expoema, que espera, segundo ele, receber cerca de 600 mil visitantes este ano. 

“Quero começar cumprimentando o prefeito Eduardo Braide, que tem sido um parceiro nesse projeto que não é apenas do Governo do Estado, mas feito por várias mãos, discutido há vários meses. A exposição é importante para a agricultura e pecuária porque aqui serão comercializados milhares de animais que irão melhorar o padrão genético das fazendas, principalmente do pequeno produtor”, declarou o governador Carlos Brandão. 

O presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, também destacou a presença do prefeito Eduardo Braide e afirmou que esse ano o objetivo é consolidar o relacionamento dos produtores e criadores com a associação, e assim, fortalecer a agropecuária no Estado.

“A Expoema faz parte da história de São Luís e do Maranhão e estamos prontos para realizar o maior e melhor evento da história. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram para esse grande evento”, enfatizou o presidente.

A Prefeitura de São Luís desempenha papel fundamental no evento, garantindo o ordenamento do comércio informal no entorno do parque por meio da atuação da Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh). Além disso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) foi a responsável pela capina, limpeza, pintura e iluminação da área. 

Durante todo o evento, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) organiza o trânsito no local.  Além disso, as linhas que atendem a região do São Raimundo e Zona Rural terão a frota igual aos dias úteis durante toda a programação. Nos dias dos grandes shows, haverá reforço de quatro ônibus extras para agilizar o deslocamento Terminal Praia Grande - Expoema.

Há um stand da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) com exposição dos projetos e ações desenvolvidos pela Prefeitura em fomento à agricultura em São Luís.

Funcionamento

O acesso ao Parque Independência é livre e o evento ficará aberto até o dia 10 de setembro. Para ter acesso à arena de shows basta levar 1kg de alimento não perecível.