Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeito Eduardo Braide inaugura Centro de Cultura e Turismo do quilombo urbano, no bairro Liberdade

21/11/2023 16h21 - Atualizada em 28/11/2023 15h21

Com o objetivo de promover a tradição africana, ao mesmo tempo em que estimula o turismo local e o desenvolvimento socioeconômico da região, o prefeito Eduardo Braide inaugurou, na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano, localizado na Rua Gregório de Matos, 100, Liberdade.

"Temos trabalhado e trazido muitas ações da Prefeitura de São Luís para o povo da Liberdade. Este Centro faz parte do nosso Roteiro Quilombo Cultural e aqui, muito mais do que um espaço para as expressões e experiências culturais e de turismo, também será espaço para a geração de renda da comunidade", destacou o prefeito Eduardo Braide.

O local será destinado a moradores e turistas que queiram visitar o maior quilombo urbano do Brasil e, também, os locais que fazem parte do premiado roteiro turístico quilombo cultural de São Luís.

"Este Centro vem para valorizar o turismo em um dos maiores celeiros culturais de São Luís, valorizando sua cultura e seu povo", observou a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

O Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano representa uma oportunidade para imergir na cultura e tradições, contribuindo para valorizar e divulgar a identidade cultural do território, com a intenção de conscientizar, promover e priorizar a igualdade e a inclusão social, por meio do afroturismo.

"No Dia da Consciência Negra é uma alegria estarmos aqui concretizando um sonho que iniciou há dois anos. Esta casa é da comunidade, um espaço democrático, de resistência, de cultura e integra um projeto vitorioso e premiado, como é o Roteiro Quilombo Cultural", disse o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Centro

O Centro abre espaço para diversas expressões artísticas, como exposições culturais, atividades educativas, exposição de artesanato e produtos locais e conta ainda com área de entretenimento, interatividade e participação comunitária, além de educação e sensibilização sobre questões sociais, históricas e culturais da comunidade.

"Esta é mais uma conquista do nosso quilombo e quero agradecer a parceria da comunidade com a Prefeitura de São Luís e que tem dado muitos frutos. A casa é nossa e precisamos cuidar", frisou Nadir Cruz, do Boi da Floresta e moradora da comunidade.

Presentes à solenidade, os vereadores Dr. Gutemberg (Republicanos) e Raimundo Penha (PDT) falaram da importância da entrega do Centro para a comunidade.

"A Liberdade tem mais de 100 anos e ver este equipamento representa o resgate à dignidade, da inclusão social, educação, da história de quem vive no bairro, de suas raízes culturais e históricas. O prefeito Eduardo Braide tem trazido muitos avanços, não apenas para a Liberdade, mas para toda a cidade", destacou o vereador Dr. Gutemberg.

"Estivemos presentes na construção deste espaço desde o início. Hoje quero dizer da importância deste Centro, pois vai abrigar muitas manifestações culturais. A Liberdade tem tido muitos avanços na gestão do prefeito Eduardo Braide, como a iluminação em Led, por exemplo, e precisamos reconhecer isto", observou o vereador Raimundo Penha.

Participaram ainda da inauguração, os secretários Caroline Marques Salgado (Semed), Marco Duailibe (Secult), Verônica P. Pires (Semispe), Diego Rodrigues (SMTT), Kátia Bogéa (Fumph). Também marcaram presença Pedro Robson Holanda (1° secretário da Fiema), César Bombeiro (liderança comunitária), Manoel Filho (suplente de vereador), além de demais lideranças políticas, comunitárias e população.