Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura incentiva cadeia produtiva de São Luís com lançamento do “Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural”

15/02/2023 18h01 - Atualizada em 22/02/2023 17h31

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), lançou, nesta quarta-feira, (15), o “Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Melhor Assistência", que vai atender, de forma contínua, as cadeias produtivas assistidas pela Semapa. O lançamento foi realizado na sede do órgão, na BR-135, no bairro Tirirical.

Na solenidade, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, do superintendente do Senar, Antonio Figueiredo, do chefe geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Bonfim e do subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, falou da importância do programa para o desenvolvimento econômico e produtivo de São Luís.

“Este programa vai proporcionar um incremento nos atuais níveis de produtividade e representatividade na economia de São Luís. Vamos oferecer assistência técnica e gerencial especializada e contínua para pequenos e médios produtores rurais com vertente empreendedora, compreendendo as áreas de mandiocultura, fruticultura, apicultura, piscicultura, floricultura, caprinocultura e avicultura”, explicou o secretário.

Após a abertura do evento, o secretário Liviomar Macatrão entregou ao superintendente de produção da Semapa, Hugo Assunção, a chave do veículo modelo Touro, da marca Fiat, para ajudar as equipes na consolidação do programa, dando suporte ao trabalho diário dos servidores.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, lembrou da importância da pesquisa nos processos de produção e de como a assistência técnica ajuda na qualidade e no aumento da produtividade na cidade de São Luís, beneficiando diretamente a população e os trabalhadores rurais.

“Eu e o prefeito Eduardo Braide conversamos muito sobre incentivar a produção da Zona Rural, uma área tão rica, mas com muito a explorar e é isso que estamos fazendo hoje. A parceria do Senar, que tem tradição com cursos de capacitação e assistência técnica, e da Embrapa, que realiza pesquisas, são muito importantes e ajudam a aumentar a produtividade e a qualidade da nossa produção”, observou a vice-prefeita.

Parcerias

O chefe geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Bonfim, agradeceu a parceria que, segundo ele, é extremamente necessária.

“Nós somos uma empresa de inovação e a inovação significa a aplicação da tecnologia, da ciência no campo, e são poucas secretarias de Agricultura que realmente investem na assistência técnica, que têm uma gestão profissional voltada para o setor e a gente vê isso na Prefeitura de São Luís. E muito mais do que isso, vemos essa verdadeira parceria em torno da produção e a Embrapa está à disposição da Prefeitura e da Semapa para continuarmos nesse trabalho de construção de um ecossistema frutífero para o desenvolvimento rural do Município de São Luís”, disse.

Para o superintendente do Senar, Antônio Figueiredo, as parcerias podem fazer de São Luís uma cidade referência em exportações de diversos produtos.

“É uma alegria para o Senar estar aqui falando de meio rural porque os produtores são a razão principal de todo esse trabalho que estamos fazendo com a Semapa e com a Prefeitura de São Luís. Contem com o Senar para fazermos de São Luís uma cidade com grande volume de produção”, declarou o superintendente do Senar, Antonio Figueiredo.

Certificação “Qualifica Produtor”

Na oportunidade, também foram entregues 191 certificados do programa de capacitação “Qualifica Produtor 2022”, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Embrapa Cocais, que capacitou produtores das comunidades Alto Bonito Maracanã, Assentamento Conceição, Polo Anajatiua, Ponta do Bomfim/Vila Nova, povoado Rio Grande/Polo Agrícola 2, povoado São Joaquim, Residencial Nova Vida, São Luís (Anil, Caisi/Filipinho, Santa Cruz, Semapa), Taijipuru e ainda povoado Coquilho e São Bruno.

Entre as certificações entregues estavam as referentes aos cursos de avicultura de corte, cultivo de hortaliças folhosas, piscicultura, caprinocultura, segurança no trabalho, manutenção de tratores agrícolas e cultivo de olerícolas de frutos e sementes (em parceria com o Senar) e melhoria de qualidade da farinha (em parceria com a Embrapa Cocais).

Joice Braga, do povoado Rio Grande, fez o curso de avicultura de corte e, com o certificado em mãos, falou de como todo o conhecimento absorvido foi útil para sua produção, que é feita no quintal de casa.

“Graças a esse curso, eu consegui aumentar o peso das minhas galinhas, elas não passavam de dois quilos, agora estão com quatro a seis quilos. Agradeço aos professores que sempre nos orientaram bem e também agradeço a Prefeitura por essa oportunidade”, disse, empolgada, a produtora.

O caprinocultor do povoado São Joaquim, região do Quebra Pote, Frederico Santana, também viu bons resultados em sua produção. Segundo ele, as técnicas aplicadas hoje em sua criação de caprinos e ovinos são frutos do curso oferecido.

“Aprendi todo o manejo, desde como tirar o leite a melhorar as instalações dos animais; e a alimentação adequada, um curso muito bom e com grande aproveitamento, estou praticando e aplicando todos esses ensinamentos na minha produção e tem dado muito resultado”, destacou o produtor, que já possui 15 anos de experiência na criação de animais.