Gabinete da Vice-Prefeita

Conselho Municipal de Emprego e Renda tem atividades retomadas

20/07/2022 15h04 - Atualizada em 05/08/2022 08h10

Após quatro anos com as atividades suspensas, o Conselho Municipal de Emprego e Renda foi reativado. A solenidade de posse dos conselheiros ocorreu nesta terça-feira (19), no auditório do Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. O ato teve a presença de órgãos e entidades que defendem o desenvolvimento da economia na cidade.

Representando o prefeito Eduardo Baride, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, destacou a importância do colegiado. “Este conselho representa a retomada das forças produtivas do Município. Então, nosso foco é fazer esse trabalho de juntar as instituições e unir forças para que a nossa população se desenvolva com mais capacitação, mais emprego e mais renda”, destacou.

O presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) e também presidente do Conselho Municipal de Trabalho e Renda, Felipe Mussalém, explicou como as políticas serão aplicadas para o desenvolvimento da economia de São Luís.

"A gestão do prefeito Eduardo Braide, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social, está resgatando a função do Conselho Municipal e, a partir de hoje, o colegiado passa a se reunir de maneira ordinária para fazer os projetos que serão submetidos ao Ministério do Trabalho no intuito de arrecadar receita e renda para podermos aplicar as políticas de trabalho em São Luís. Ou seja, a cidade ganha, neste momento, a oportunidade de geração de renda por meio da política de emprego, para capacitação de pessoas e a para empregabilidade”, enfatizou Felipe Mussalém.

Conselho

Foram empossados 15 membros de órgãos, entidades e instituições que representam os empregadores e trabalhadores de São Luís. Cada uma delas possui um membro titular e um suplente, somando 30 conselheiros.

O Conselho é tripartite paritário dividido em três bancadas de igual número sendo a primeira a bancada patronal, representando os empregadores; a bancada trabalhista, representando os empregados e a bancada pública de órgãos do poder público, representando o poder público.

As instituições presentes que representaram os empregadores foram: Associação Comercial do Maranhão; Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís; Federação das Indústrias do Estado do Maranhão; e Associação das Micro e Pequenas Empresas de São Luís.

Representando os trabalhadores estavam a Central Única dos Trabalhadores; União Geral dos Trabalhadores; Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário do Estado do Maranhão; Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Maranhão; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís.

Representando o poder público: Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento; Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento; e Secretaria de  Estado do Trabalho e Economia Solidária.

Entre os conselheiros nomeados, estava José Airton Lopes. “É um momento interessante porque representa o esforço da gestão municipal para com a empregabilidade e geração de renda em São Luís. O Conselho tem muito a contribuir e cada um fazendo sua parte as coisas caminham da melhor forma possível e é esse trabalho e esforço que eu pretendo fazer estando agora como conselheiro da entidade”, garantiu.

"São Luís ganha muito com esse ato, porque é um reconhecimento da Prefeitura com o trabalhador. Com o Conselho e o prefeito Eduardo Braide temos o compromisso de fomentar o trabalho na capital maranhense", disse o presidente da União dos Trabalhadores, Weber Henrique. Estava presente também na solenidade o diretor secretário da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís, Fernando Antônio.