Início » Coleta Seletiva São Luís
Coleta Seletiva São Luís

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados e disponibilizados para a coleta separadamente.

Em São Luís, desde 2016, quando foi implantada a política dos Ecopontos, São Luís passou a ter um programa de coleta seletiva. Neste ano de 2020, a partir de 16 de março, este serviço passa ainda a ser feito por meio da Coleta Seletiva São Luís, que funcionará por meio de agendamento via WhatsApp.

SAIBA MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA SÃO LUÍS

QUE TIPO DE MATERIAIS SERÃO COLETADOS?

Papel, papelão, plástico e metal. Todos limpos e secos, não será necessário separar por tipo.

Esse serviço não recolherá materiais orgânicos, que devem continuar sendo dispostos para a coleta domiciliar no dia especifico para o seu bairro.
Os materiais volumosos como entulho de obras, madeiras e móveis velhos devem ser entregues diretamente nos Ecopontos.

QUEM PODERÁ SOLICITAR?

Os cidadãos, chamados de pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores.

COMO PODERÁ SOLICITAR O SERVIÇO DA COLETA SELETIVA?

É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado seja igual ou superior a 100 L, ou seja, 1 saco de lixo grande. Você deverá entrar em contato para agendamento através do aplicativo WhatsApp, por meio do número (98) 99188-9990.

COMO É REALIZADA A COLETA DO MATERIAL?

Durante o atendimento pelo WhatsApp a sua coleta seletiva será agendada, com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda a sábado.
O material não deve ser disposto na rua, pois a coleta seletiva irá bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da Coleta Seletiva São Luís é devidamente identificado.

O SERVIÇO SERÁ PAGO?

Não, esse serviço será gratuito. Em caso de dúvidas ou reclamações entre em contato pelo telefone 0800 098 1636.

PARA ONDE VAI E O QUE SERÁ FEITO COM O MATERIAL COLETADO?

O material coletado será entregue às cooperativas de catadores de catadores que realizam o serviço de triagem e encaminham para a reciclagem, que possibilita que menos recursos ambientais sejam utilizados nos processos de consumo.

Comitê Gestor de Limpeza Urbana