Início » Ecopontos » Para onde vai o material entregue nos Ecopontos?
Para onde vai o material entregue nos Ecopontos?

Os resíduos recicláveis e eletrônicos recebidos nos Ecopontos são destinados para as entidades de catadores. Os resíduos de construção civil são utilizados para conformação do Aterro da Ribeira, desativado em 2015. Esse processo faz parte das ações de recuperação ambiental e está previsto no PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas), aprovado pela SEMA, (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais).

Já os resíduos volumosos vão para o pátio de compostagem; os restos de madeira são destinados para a vila de moradores do Cinturão Verde; os pneus são destinados à iniciativa Reciclanip - entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma); o óleo de cozinha é entregue para a Ascamar, associação que realiza o beneficiamento, produzindo sabão e detergente a partir da reciclagem do produto.

As cooperativas são incluídas neste sistema para que se possa trabalhar o desenvolvimento sustentável. Com isso, melhora-se a qualidade do meio ambiente, evitando a poluição da água, do solo e do ar. Além disso, é uma importante medida de inclusão que atende a todos os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Comitê Gestor de Limpeza Urbana