Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeito Eduardo Braide leva obras do programa Trânsito Livre para a região do Cohafuma

06/09/2023 17h48 - Atualizada em 14/09/2023 17h04

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da capital, o prefeito Eduardo Braide levou as obras do programa Trânsito Livre para a região do Cohafuma. Em uma ação que faz parte das celebrações pelos 411 anos de São Luís, o gestor assinou a Ordem de Serviço, dando início às obras que prometem resolver os engarrafamentos na área próxima à Ceasa.

As obras serão executadas pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

“Essa é mais uma obra do programa Trânsito Livre que chega para melhorar a vida de quem trafega na região do Cohafuma. Assim como estamos fazendo na Cohab e na rotatória da UEMA, a finalidade desta obra também é resolver o engarrafamento que se forma, especialmente no período da manhã e no final da tarde”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O ato contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais, Bruno Costa (Semurh); Karla Lima (Semmam); Diego Rodrigues (SMTT); superintendente de trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca; do deputado estadual Fernando Braide (PSD); do vereador Daniel Oliveira (PL), líder de Governo na Câmara Municipal; Dr. Gutemberg (Republicanos); Rosana da Saúde (Republicanos); Mário Schmitt, representante da Edeconsil, empresa que fará as intervenções; líderes comunitários; equipes da Semosp; e trabalhadores civis.

Intervenções

Mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos, com recursos da Prefeitura de São Luís, para a execução das obras destinadas a melhorar e a fluidez do tráfego, incluindo a modificação da geometria viária, bem como intervenções planejadas para beneficiar a Avenida da Universidade e a Avenida Jerônimo de Albuquerque.

A obra terá duração de 120 dias e englobará uma reconfiguração viária abrangendo a extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque, que corresponde ao trecho do Residencial Novo Tempo II, atravessando o bairro Cohafuma, até o Posto Moraes Center. Esta intervenção incluirá mudanças na geometria viária, a implementação de novas faixas de tráfego e medidas adicionais de sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Também serão retirados dois conjuntos semafóricos no acesso ao bairro Alto do Calhau, na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães e em frente à Ceasa. Já em relação às modificações geométricas, haverá alterações na altura do conjunto semafórico em frente ao Residencial Novo Tempo II, onde será feita abertura do canteiro central, reformulação do conjunto semafórico e adequação da faixa de tráfego, com a devida sinalização de todo o trecho.

Outro local que passará por alterações será o cruzamento da saída do bairro Cohafuma. No local, além da alteração semafórica, será feita também alteração geométrica para a implantação de nova faixa de tráfego. Com as modificações implantadas, a extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque que passa pela área, hoje formada por duas faixas de tráfego e afunilamentos de vias, passará a ter três faixas de tráfego para cada sentido.

“As operações na Jerônimo de Albuquerque serão realizadas seguindo um planejamento minucioso com o objetivo de reduzir ao máximo qualquer inconveniente. Esta etapa representa um marco fundamental no âmbito do programa Trânsito Livre e estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossa cidade em benefício de toda população", afirmou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

O vereador Dr. Gutemberg (Republicanos) destacou seu apoio ao programa Trânsito Livre da Prefeitura de São Luís.

“Eu estou aqui mais uma vez prestigiando a ação da Prefeitura de São Luís. Essa ação significa uma cidade inteligente e uma melhor qualidade de vida para toda população”.

Já a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) compartilhou sua perspectiva como alguém que vivencia o tráfego local diariamente.

“Conheço esse trânsito aqui, passo por aqui todos os dias, e tenho certeza de que esta obra vai mudar muito. Quero parabenizar a Prefeitura, e tenho certeza de que é o nosso povo, a população, que ganha com essa obra”, disse a parlamentar.

Aprovação

O advogado Victor Guimarães ficou empolgado com o início das obras. “Este é, sem dúvidas, o prefeito que mais se importou com o trânsito e condição das estradas em São Luís. Asfalto de qualidade e obras inteligentes que resolvem o problema”.

“Passo todos os dias nesta avenida e é bom demais ver essa obra, prefeito se mostrando eficiente”, declarou Rodrigo Pádua, consultor imobiliário.

“Obras realmente necessárias, soluções que estão melhorando bastante o trânsito em São Luís”, reforçou o administrador, Gerdson Alcântara.

O trabalhador civil Sidney Pereira, de 30 anos, que está trabalhando na obra, destacou a importância da intervenção.

“Reconheço o papel do prefeito em abrir várias obras aqui em São Luís. Essa melhoria no trânsito vai ser muito bem-vinda, especialmente porque a situação atual é caótica. Uma obra realmente muito importante", disse o trabalhador.