Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeito Eduardo Braide inicia obras de melhorias de infraestrutura e trânsito na rotatória da Uema

04/09/2023 17h56 - Atualizada em 07/09/2023 15h35

O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta segunda-feira (4), às obras de requalificação da rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizada na Avenida Lourenço Vieira da Silva, Jardim São Cristóvão, após assinatura da Ordem de Serviço que marca o início dos trabalhos de melhoria da mobilidade urbana e do fluxo de tráfego na região.

A ação faz parte das celebrações pelos 411 anos de São Luís e está sendo executada pelas secretarias Municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio dos programas Trânsito Livre e Asfalto Novo.

“Este é mais um presente de melhoria na mobilidade urbana no aniversário de 411 anos da nossa São Luís, tão aguardado pela nossa população. As obras fazem parte dos programas Trânsito Livre e Asfalto Novo e chegam para melhorar a vida de todo mundo aqui da região. A verdadeira função de um governo é melhorar a vida das pessoas e é o que estamos fazendo com mais esta obra que é tão necessária e importante”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Um dos destaques das obras realizadas na rotatória da UEMA foi a conclusão da drenagem profunda, que vai acabar com os problemas de alagamento na área. Agora as obras seguem para a próxima fase, que consiste na requalificação completa do trecho e inclui serviços de remoção total do asfalto antigo, dando lugar a novas camadas de asfalto nos dois sentidos das vias. Os trabalhos terão duração de 90 dias com investimento na ordem de aproximadamente R$ 3 milhões.

O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, destacou a constante preocupação do prefeito Eduardo Braide em melhorar a vida da população.

"A dedicação incansável do prefeito Braide em identificar áreas problemáticas na cidade e aprofundar-se nos detalhes dos projetos, sugerindo melhorias significativas, é indescritível. Este é o método pelo qual conduzimos nossas intervenções: uma abordagem baseada em dados, identificando os problemas, o que podemos fazer, e como a gente pode trazer um resultado significativo para cada região”.

Uma novidade que promete melhorar significativamente o fluxo de trânsito é a construção de uma terceira pista, especialmente projetada para otimizar o tráfego de veículos que saem da região da Cidade Operária em direção ao São Cristóvão. Uma parte em concreto será feita para reforçar e dar mais qualidade à obra.

Junto às ações de melhorias do tráfego, o trecho vai receber iluminação em LED, paisagismo, implantação de nova sinalização em toda extensão da avenida, além de melhorias nas áreas de parada de ônibus, o que envolverá a instalação de novos abrigos e a criação de baias para garantir mais segurança aos passageiros no momento de embarque e desembarque, sem prejudicar o fluxo habitual de veículos na via.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está implementando medidas para reduzir os impactos no trânsito durante as obras na rotatória da UEMA. Para manter o tráfego fluindo e garantir a segurança de motoristas e pedestres, a SMTT irá marcar a área e aumentar a presença dos agentes de trânsito.

Diego Rodrigues, secretário da SMTT, enfatizou a relevância dessas ações para preservar a fluidez e a segurança da região.

"Estamos empenhados em minimizar ao máximo os transtornos ao longo de todo o período das obras. Portanto, os agentes de trânsito estarão encarregados de orientar o tráfego, disciplinar os condutores e assegurar um ambiente mais seguro para todos".

Os moradores Antonio Pereira Souza e Ciro Nolasco, que frequentemente utilizam o trecho, estão ansiosos pelo resultado das obras.

"Com a ampliação dessa rotatória, acredito que vai melhorar muito o nosso trânsito. A gente agradece ao prefeito, que vem trabalhando muito", declarou Antônio Pereira, que reside próximo à UEMA.

"Passo por essa rotatória com frequência, e com essa pista aumentada já resolve dois problemas de chegada e de saída do bairro. Aqui é um dos maiores trechos congestionados, então, com a obra, o fluxo vai melhorar bastante para todos que trafegam no trecho”, disse Ciro Nolasco.

Os vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, e Daniel Oliveira (PL) também prestigiaram a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço.

“São Luís é uma cidade que tinha muita demanda reprimida. Aqui o prefeito Braide, quando faz uma obra dessa, está desobstruindo as artérias, que são ruas e avenidas, dando um coração novo para a cidade”, declarou Chaguinhas.

“Quero deixar registrado que o programa Trânsito Livre não é apenas mais um programa de governo, mas é o maior programa de mobilidade urbana que a cidade de São Luís estava precisando, para que a gente possa avançar e crescer muito mais”, enfatizou Daniel Oliveira.

A solenidade de assinatura de ordem de serviço contou com as presenças do superintendente de trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca; do suplente de vereador, Manoel Filho; do diretor da Lucena Logística, Edinaldo Lucena; equipes da Semosp e da SMTT, trabalhadores civis, moradores da região e líderes comunitários.