Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeito Eduardo Braide entrega novo cruzamento que substitui antiga rotatória do Shopping do Automóvel

01/09/2023 18h26 - Atualizada em 05/09/2023 18h12

O prefeito Eduardo Braide entregou a obra do novo cruzamento viário que substitui a antiga rotatória nas proximidades do Shopping do Automóvel, localizada na Avenida dos Holandeses, Quintas do Calhau. A obra, que integra o programa Trânsito Livre, foi realizada por meio das secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Este é mais um presente pelos 411 anos de São Luís e faz parte dos esforços da nossa gestão para aprimorar a mobilidade urbana e garantir maior segurança a pedestres e motoristas da capital. Com esta obra, o engarrafamento na região vai ficar no passado”, disse o prefeito Eduardo Braide.

No local, foram realizados serviços de infraestrutura com drenagem, nova pavimentação, paisagismo e iluminação em LED, criação de duas alças de retorno de esquerda livre, uma para quem vai do bairro para o centro e outra para quem vai do centro para o bairro. Foram realocadas paradas de ônibus nos dois sentidos da avenida e criadas baias com espaço adequado para acomodação dos coletivos, melhorando o conforto dos passageiros no embarque e desembarque, além de eliminar congestionamentos que ocorriam anteriormente em frente às paradas.

No que diz respeito à sinalização, foram instalados um conjunto semafórico com botoeiras para travessia de pedestres em frente ao antigo Supermercado Maciel, garantindo segurança na faixa de pedestres. Além disso, houve uma modificação nas sinalizações viárias verticais e horizontais, bem como de orientação nas vias e acesso nas proximidades do cruzamento.

“Mais uma obra do Trânsito Livre que o prefeito Eduardo Braide entrega e que vai garantir maior fluidez nessa região. Com o programa, já contemplamos, também, o antigo retorno do Golden Shopping e o do Caolho. Essa melhoria na infraestrutura não apenas tornará o trânsito mais suave, mas também contribuirá para a qualidade de vida de nossos cidadãos", declarou o titular da Semosp, David Col Debella.

Para o secretário da SMTT, Diego Rodrigues, a obra é “um marco significativo para a mobilidade em nossa cidade. As melhorias realizadas aqui, incluindo novas sinalizações e infraestrutura, representam nosso compromisso em tornar o trânsito mais seguro e eficiente para todos os cidadãos de São Luís”.

Também estiveram presentes na entrega, os secretários Igor Almeida (Secom), Bruno Costa (Semurh), Karla Lima (Semmam); Romário Barros (Semdel); o procurador-geral do Município (PGM), Sérgio Motta; o presidente do Impur, Walber Filho; o superintendente de Trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca,  e equipes da Semosp.

Com o programa Trânsito Livre, a gestão municipal tem realizado intervenções significativas em avenidas de alto tráfego na cidade. Além das intervenções em rotatórias importantes, o programa já realizou melhorias em outras localidades da cidade, como no trecho da região da Pedra Caída, que conecta os bairros Bequimão, Cruzeiro do Anil e Angelim; na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com a construção da terceira pista, que vai do Roque Santeiro ao Angelim; na Avenida Daniel de La Touche, nas proximidades do Cohajap; na Avenida São Marçal, no João Paulo, entre outras. Também integram o programa, o asfaltamento e drenagem profunda nas avenidas e vias importantes da Zona Rural.