Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeito Eduardo Braide entrega obra de infraestrutura da área Pedra Caída e põe fim em trecho crítico da região

11/08/2023 16h08 - Atualizada em 24/08/2023 16h28

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (11), trecho da região Pedra Caída, que conecta os bairros Bequimão, Cruzeiro do Anil e Angelim. A obra faz parte do Programa ´Trânsito Livre´, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e foi executada nas ruas da Paz, 22 e 26, que receberam serviços de drenagem profunda e superficial, alargamento de vias e pavimentação.

As intervenções realizadas representam uma melhora significativa tanto no fluxo viário, quanto na segurança de todos que dependem dessa rota diariamente.

“Este é mais um presente para São Luís, como parte das entregas que temos feito durante este mês para celebrar os 411 anos de fundação da nossa cidade. Fizemos obras importantes aqui na Pedra Caída, como drenagem profunda e também uma obra completa de alargamento da pista, sinalização horizontal e vertical e criamos espaço para os pedestres, melhorando a vida das pessoas que passam aqui”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Foram implementadas diversas melhorias ao longo das vias Rua da Paz, Rua 22 e Rua 26. No que diz respeito à drenagem profunda, foi instalado novo sistema de drenagem, bocas de lobo duplas e descidas d’água, que captam eficientemente a água pluvial. Na drenagem superficial, foram construídas sarjeta e canaleta.

Também foram realizadas medidas como aterramento da curva situada entre a Rua da Paz e a Rua 22, envolvendo aproximadamente 3.264 metros cúbicos de aterro. Além da remoção dos trilhos que antes interferiam na fluidez do trânsito. O trecho recebeu pavimentação, enquanto que o entorno passou pela operação tapa-buraco.

Todo o trecho recebeu sinalização horizontal e vertical e os pedestres ganharam uma passagem elevada com faixa exclusiva e 256 metros de passeio. Toda iluminação de LED foi instalada e o paisagismo também foi incluído na execução.

“Essas realizações refletem o compromisso constante desta gestão em aprimorar a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida da nossa população. Vamos continuar a implementar melhorias semelhantes em outras áreas, com foco em construir uma São Luís cada dia melhor para todos", declarou o secretário da Semosp, David Col Debella.

O aposentado João Domingues, morador da área, aprovou as obras da Prefeitura no local. “Agora sim, com esta obra termos mais mobilidade e segurança em um local que é muito importante para o trânsito nesta região. Agradecemos ao prefeito Eduardo Braide por tudo o que fez pela nossa região, inclusive, valorizando nossos imóveis”, disse.

A técnica em enfermagem, Marina Santiago, destacou os benefícios para os motoristas que trafegam pela área.

“Para mim é um atalho muito bom, pois ganho tempo vindo por aqui e agora mais ainda, pois está tudo recuperado e melhorado”.

Disciplinamento do Trânsito

Em algumas ruas, os binários foram implementados para transformar as vias 19, 20, 22 e 26 em direções de sentido único, resultando em uma melhoria na fluidez do tráfego. O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Diego Rodrigues, explicou que os agentes de trânsito estão no local fazendo toda a orientação e controle do fluxo para a melhor adaptação dos condutores.

"Durante essa fase inicial, os agentes estarão disponíveis no trecho para orientar os condutores e responder a quaisquer dúvidas que possam surgir, essa abordagem vai garantir uma transição tranquila, garantindo a segurança dos condutores enquanto se familiarizam com as mudanças implementadas”, enfatizou o secretário.

Por meio do Programa ‘Trânsito Livre’, a Prefeitura de São Luís já executou importantes intervenções em avenidas de grande fluxo da cidade. O prefeito Eduardo Braide assegurou que essas melhorias se estenderão também aos bairros.

“É importante compreender que este programa prioriza em primeiro lugar a segurança no trânsito, seguida do benefício de reduzir o tempo que as pessoas passam no trânsito. Levaremos o Programa Trânsito Livre para os bairros, a exemplo da entrega de hoje, e vamos expandir para outros locais da cidade. Já estamos iniciando as ações na região da Cidade Operária, na rotatória da UEMA, onde vamos operar uma faixa nova e também estamos trabalhando na Avenida Lourenço Vieira da Silva. Esse trabalho não vai parar”, concluiu o prefeito Eduardo Braide.