Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

SMTT modifica trânsito na Avenida Daniel de La Touche, no acesso aos bairros Cohajap e Parque Shalon

28/07/2022 23h21 - Atualizada em 05/08/2022 21h38
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), promoveu mudanças na configuração das vias e na sinalização de trânsito na extensão na Avenida Daniel de La Touche, na altura dos bairros Cohajap e Parque Shalon.

As alterações entram em vigor a partir desta sexta-feira (29) e foram feitas em função do aumento da demanda de fluxo de veículos na região, executadas em quatro etapas e consistiram no aumento de faixas de tráfego, adequação de canteiros centrais para implantação de cruzamentos semafóricos, implantação de semáforos em saídas e entradas de bairros, criação de retornos de quadra, adequação de sinalização vertical, horizontal, semafórica e fixação de placas de orientação.

“A Prefeitura de São Luís tem investido na melhoria da mobilidade urbana nos grandes corredores e bairros para que o trânsito possa fluir de forma mais organizada e, principalmente, para dar as condições adequadas para que São Luís possa crescer e se desenvolver cada vez mais. A SMTT firmou uma parceria público-privada com um grande empreendimento comercial que se instalou no entorno da Avenida Daniel de La Touche, com base na Lei 4.052, de 13 de março de 2002, que prevê ações de melhoria no trânsito por parte de pólos geradores de tráfego”, explicou o secretário da SMTT, Diego Baluz.

A intervenção se estende pela Avenida Daniel de La Touche, numa extensão média de 1.600 metros, do trecho que corresponde à interseção com a Avenida Mário Andreazza até a Avenida dos Holandeses. As mudanças foram necessárias no entorno do empreendimento, tanto para proporcionar o acesso ao local, quanto à entrada e saída dos bairros Cohajap e Parque Shalom.

Modificações

As modificações executadas consistiram na implantação de três cruzamentos semafóricos nas interseções ao longo da Avenida Daniel de La Touche com as vias de acesso dos bairros Cohajap e Parque Shalon.

Além dos aspectos físicos da mudança de configuração viária, foram implantados semáforos para controle de tempo e travessia segura, tracejados, faixas, bordos, zebrados, tachões, placas indicativas de retorno (permitido ou proibido), seta indicativa de sentido de fluxo, indicação de estacionamento proibido, indicação de pare e criação de contorno de quadra.

Implantação do cruzamento da Avenida Mário Andreazza (conhecida como área do Bambuzal) com a Avenida Daniel de La Touche

A ação consistiu na abertura do canteiro central, sinalização vertical e horizontal, pavimentação, calçada, acessibilidade, mudança do conjunto semafórico e abertura de acesso através da Rua 01 para o bairro Cohajap, destinado aos condutores que vêm da Avenida Mário Andreazza ou Avenida Daniel de La Touche para acesso ao bairro.

Com essa mudança, os condutores terão as seguintes opções: quem vem da Avenida Mário Andreazza, atravessa o cruzamento da Avenida Daniel de La Touche, permitindo tanto entrar no Cohajap, quanto seguir no sentido Cohama; quem segue no sentido Olho D'água, pela Avenida Daniel de La Touche, basta contornar à direita da avenida, passar pelo cruzamento para acessar ao bairro. No local foi readequado um conjunto semafórico e toda a sinalização horizontal e vertical necessária para a orientação dos condutores.

Eliminação de aberturas dos retornos em canteiro central para entrada e saída na Avenida Principal do Cohajap, pela Avenida Daniel de La Touche

A mudança consistiu no fechamento dos dois retornos de acesso ao bairro localizados no canteiro central da Avenida Daniel de La Touche, com implantação de conjunto semafórico, sinalizações vertical e horizontal.

Neste trecho foi realizada abertura do canteiro central para saída de veículos do bairro Cohajap, pela Avenida Principal do bairro, através de duas pistas de mão única, para quem vai seguir para a Cohama pela Rua Auxiliar e Avenida Daniel de La Touche ou atravessar o cruzamento para seguir no sentido Olho D’Água.

Para os condutores que vêm do sentido Olho d’Água, pela Rua Auxiliar, ao chegar ao tachão divisor de pista, tem duas opções: acessar ao bairro, contornando a direita ou retornar para o Olho d’Água pela esquerda, atravessando o cruzamento da Avenida Daniel de La Touche.

Implantação de cruzamento semafórico na Rua Principal (próximo à Raiuga) com a Avenida Daniel de La Touche para acesso aos bairros Cohajap e Parque Shalon

A alteração, no sentido centro-bairro, consiste na criação de mais duas pistas para tráfego de veículos à esquerda, a partir da Rua Arlindo Menezes e Pizza One (Parque Shalon), somando um total de cinco pistas até a Rua Principal do Parque Shalon, esquina com a Loja Raiuga. As três faixas já existentes seguem livres no sentido Olho d’Água e as duas faixas à esquerda serão utilizadas para a entrada nos bairros. 

No sentido bairro-centro, foi executada obra para a criação de mais uma faixa de tráfego para manter três faixas de tráfego nesse sentido. No local foi implantado um conjunto semafórico e toda a sinalização horizontal e vertical necessária para a orientação dos condutores.

Eliminação de aberturas dos retornos em canteiro central para entrada e saída na Avenida da Paz, do Parque Shalon, pela Avenida Daniel de La Touche

A mudança consistiu no fechamento dos dois retornos de acesso ao bairro situados no canteiro central da Avenida Daniel de La Touche, implantação de conjunto semafórico, sinalizações vertical e horizontal, além da abertura do canteiro central para instalar cruzamento semafórico para saída de veículos do bairro Parque Shalon, pela Avenida da Paz, através de duas pistas de tráfego.

Para os condutores que vêm na Avenida Daniel de La Touche sentido Centro e quiserem retornar, devem passar o cruzamento semaforizado, entrar a primeira rua à direita para fazerem o laço de quadra invertido, acessem novamente a Avenida da Paz e atravessarem a respectiva avenida com segurança no semáforo. Os condutores que saírem pela Avenida da Paz agora terão opção de acesso direto ao sentido Olho d'água ao realizar o cruzamento.