Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura de São Luís integra programação nacional com evento no Museu da Gastronomia Maranhense

19/05/2022 16h20 - Atualizada em 26/05/2022 11h48

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizou, esta semana, no Museu da Gastronomia Maranhense, o evento com o tema “O Poder dos Museus”, para estudantes e turismólogos. A ação compôs a Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre simultaneamente em várias cidades do Brasil.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre “Um olhar sobre os espaços museológicos” e apresentadas as ações realizadas pelo Museu da Gastronomia Maranhense, referência como equipamento turístico e de lazer em São Luís.

“Preparamos uma programação para compor o evento nacional do Ibram porque entendemos a relevância do Museu da Gastronomia Maranhense para a nossa sociedade. Em 2021, atingimos excelentes números de visitação, superando os anos de 2020 e 2019 também. Estamos sempre buscando a excelência para este espaço”, explica Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

O evento foi iniciado com palestra da professora Kláutenys Cutrim, do departamento de Turismo e Hotelaria Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na ocasião, a docente falou sobre as atualizações que os museus têm passado para se manterem locais atrativos e que reúnam informações relevantes para a cidade.

Em seguida, o guia de turismo João Marcelo Barbosa e a coordenadora de Receptivo da Setur, Silvia Romana, apresentaram as ações do Museu da Gastronomia que contribuíram para o seu reconhecimento estadual e nacional, inclusive conquistando premiação do Ibram por sua atuação no que tange à acessibilidade.

Saiba Mais

O Museu da Gastronomia Maranhense funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado e domingo, das 10h às 17h, e apresenta aos visitantes a história do Maranhão ligada intrinsecamente à gastronomia. Dos festivais gastronômicos aos produtos típicos do Maranhão, todos que o visitam aproveitam fatos e curiosidades sobre a cultura local. Saiba mais por meio do perfil do Instagram @museudagastronomiamaranhense.