Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Prefeitura de São Luís celebra 10 anos do Centro de Ensino e Capacitação Semusc 

01/09/2021 16h05 - Atualizada em 03/09/2021 17h03
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) celebrou, na manhã desta quarta-feira (1º), os 10 anos do Centro de Ensino e Capacitação (CEC), responsável pela oferta de cursos de qualificação e formação continuada aos guardas municipais de São Luís. A comemoração aconteceu na sede do órgão, durante um café da manhã com a participação de representantes de instituições parceiras. 

“O nosso Centro de Ensino e Capacitação é importante para promover o desenvolvimento profissional dos servidores por meio de vários cursos e capacitações, como o Estágio de Qualificação Profissional, que ainda está sendo ministrado aos guardas municipais”, pontuou Marcos Affonso, secretário municipal de Segurança com Cidadania. 

Além do secretário, também falaram aos presentes o comandante da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), Reginaldo Sampaio; e Carlos André Collins, diretor do Centro de Ensino e Capacitação, além de Taici Gamero, diretor da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). 

“O Centro de Ensino e Capacitação é responsável pelo acesso à carreira e qualificação dos guardas municipais, que hoje são reconhecidos enquanto operadores de segurança pública. Portanto, eles podem fazer uso do poder de polícia, podem portar arma de fogo. Todo esse processo de qualificação dos servidores passa pelos protocolos do Centro de Ensino”, explicou Carlos André Collins. 

Segundo o diretor do setor, o surgimento ocorreu a partir da Lei nº 5.508. Antes mesmo da lei, já havia uma Divisão de Ensino, que, posteriormente, passou a formar um núcleo de ensino. “Desse modo, podemos dizer que a história dessa instituição no âmbito da Guarda Municipal de São Luís é grande e importante. Mas o Centro de Ensino regulamentado é de 2011”, prosseguiu André.

O comandante da GMSL, Reginaldo Sampaio, parabenizou os profissionais envolvidos nesse processo e destacou o papel que o setor exerce na estrutura da Semusc.

“O nosso Centro de Ensino e Capacitação possui uma parte administrativa, que é responsável pelas rotinas, pelas ações da secretaria e fora dela. E também temos um corpo de instrutores, que é formado por guardas municipais e outros profissionais que são chamados para participar das nossas qualificações de acordo com os protocolos que a lei estabelece. Todos estão de parabéns pelos êxitos das missões”, frisou o comandante. 

Dentre os convidados para a solenidade, compareceu à Semusc o diretor da EGGEM, Taici Gamero, que enfatizou a parceria entre as duas pastas.

“Para nós é uma satisfação poder participar do 10º aniversário desse setor tão importante. Essa parceria vem dando muito certo por meio do ensino híbrido, tanto presencial como a distância, com aulas presenciais e gravadas. Independente da situação que estamos passando em decorrência da pandemia, a capacitação tem que continuar, atendendo à legislação vigente e oportunizando os agentes para que a sociedade ludovicense possa ter mais segurança. Claro, tudo dentro das normas sanitárias, para evitar a disseminação do contágio do novo coronavírus”, salientou. 

Curso de Espingarda

Recentemente, a Prefeitura de São Luís, por meio do Centro de Ensino e Capacitação da Semusc, concluiu a segunda turma do curso de espingarda calibre 12 para a Guarda Municipal de São Luís. O curso começou no dia 25 de agosto e se estendeu até 27 do mesmo mês, quando foi realizado o treinamento no estande de tiros do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS). 

“Nós seguimos a mesma dinâmica e o mesmo padrão que foram implementados na primeira turma. Teve a mesma carga horária, os procedimentos táticos, administrativos e operacionais de movimentação, de maneabilidade, e também simulação para o desembarque de viatura estão obedecendo aos mesmos parâmetros. No primeiro e no segundo dia, tivemos conteúdos teóricos, além do manuseio e apresentação da arma”, explicou o guarda municipal e instrutor, Osvaldo Teixeira Nunes Filho. 

Também foram transmitidos conteúdos sobre desmontagem e remontagem. Na segunda etapa, as aulas ocorreram no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), cujo estande de tiros foi utilizado pela turma para os exercícios com o armamento em alvos e simulação de ocorrência com os guardas municipais.

Além de Osvaldo Teixeira Nunes Filho, também ministraram o curso de espingarda calibre 12, os instrutores Jackson Silva e Natália Oliveira. Os guardas municipais receberam certificados emitidos pelo Centro de Ensino e Capacitação da Semusc.