Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís leva vacinação contra dengue às escolas da rede municipal de ensino

29/02/2024 17h50 - Atualizada em 06/03/2024 16h39

A Prefeitura de São Luís iniciou, na última quarta-feira (28), a vacinação contra a dengue nas escolas da rede municipal que integram o Programa Saúde na Escola. Alunos de 10 e 11 anos do Centro de Ensino Haydée Chaves foram os primeiros a receber o imunizante.

A campanha de vacinação contra a dengue começou desde o dia 16 de fevereiro nas unidades de saúde, para o público alvo definido pelo Ministério da Saúde, mas, por decisão do Prefeito Eduardo Braide, a vacina estará disponível também nas escolas.

“É uma forma de facilitar para os pais que não têm tempo de levar os filhos ao posto de saúde para vacinar. Então, em março e abril, as nossas equipes vão cumprir um cronograma para garantir que os estudantes da faixa etária de 10 e 11 anos sejam imunizados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

A vacina Qdenga protege contra os quatro subtipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e está disponível nas Unidades Saúde na Hora (sábado, das 8h às 12h); nas Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Paulo Ramos e na APAE (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e no posto do São Luís Shopping (terça a sábado, das 10h às 16h).

Para vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, apresentar documentos de identidade do responsável e da criança, cartão de vacina e comprovante de endereço.

Além da vacina contra a dengue, outros imunizantes também estarão disponíveis para quem precisar atualizar o calendário de vacinação, com a devida autorização dos pais.