Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide inicia construção da terceira Clínica da Família de São Luís, no São Jerônimo, Zona Rural da capital

29/02/2024 15h17 - Atualizada em 05/03/2024 17h55

Em continuidade ao trabalho de ampliação da rede municipal de saúde de São Luís, o prefeito Eduardo Braide iniciou, na última terça-feira (27), as obras de construção da Clínica da Família, no bairro São Jerônimo, Zona Rural de São Luís. As obras serão executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e beneficiarão mais de 20 mil moradores da região.

Esta é a terceira Clínica da Família que será entregue durante a gestão do prefeito Eduardo Braide. A primeira foi inaugurada em setembro de 2022, no Residencial Morada do Sol, na região do Maracanã, Zona Rural da capital, que no seu primeiro ano de funcionamento, atendeu mais de 50 mil pessoas em diversas especialidades. A segunda clínica, localizada no Centro, foi entregue em setembro de 2023, beneficiando mais de 16 mil pessoas do entorno.

"Estamos reestruturando completamente o sistema de saúde de São Luís. Já realizamos a reforma de mais de 40 unidades de saúde, entregamos o novo Hospital da Criança e iniciamos a construção do novo Hospital de Urgência e Emergência de São Luís. Hoje estamos construindo uma Clínica da Família que vai atender 80% das necessidades das pessoas que serão atendidas neste local. Com isso, vamos reduzir o tempo de espera e as filas no nosso sistema de saúde, garantindo mais dignidade para toda população", destacou o prefeito Eduardo Braide a todos os moradores presentes na solenidade.

A Clínica da Família no São Jerônimo irá atender uma extensa área, que inclui os bairros Vila Vitória, Vila Magril, Cruzeiro Santa Bárbara e o Residencial Eco Tajaçuaba, juntamente com o bairro Tajaçuaba, Residencial Novo Renascer, Bairro Andiroba, Bairro Nova Vida, Residencial Lar Em Cristo e Cajupari. Essa abrangência reduzirá a demanda na Unidade de Saúde do Santa Bárbara, que é a unidade mais próxima da população desses bairros.

Estrutura

As obras da Clínica do São Jerônimo estão começando do zero e a Prefeitura já havia feito visitas prévias à área. Com o apoio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), todos os procedimentos necessários foram finalizados para utilizar o terreno estrategicamente situado no coração da comunidade.

A Clínica será equipada com uma recepção espaçosa, consultório odontológico e médico, sala de vacinação, sala de coleta, sala de curativos e sala de inalação. Além disso, contará com ambientes climatizados e humanizados, garantindo conforto aos pacientes. A acessibilidade para pessoas com deficiência estará assegurada, juntamente com um paisagismo adequado e diversos outros recursos.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, a Clínica da Família preencherá uma lacuna assistencial na área.

"Com uma ampla gama de serviços de saúde disponíveis, estamos assegurando que os residentes tenham acesso a cuidados médicos especializados, consultas de enfermagem, exames laboratoriais e de imagem, além de uma variedade de outros serviços de atenção básica. Esta comunidade e toda a região serão beneficiadas com uma clínica nova, bela, estruturada, com mobiliário e equipamentos novos, proporcionando um ambiente ideal para cuidados de saúde de qualidade", informou

Para o secretário da Semosp, David Col Debella, “este é mais um equipamento que proporcionará dignidade à população de São Luís. Assim como temos empregado esforços para entregar equipamentos públicos de qualidade, o mesmo empenho será aplicado aqui no São Jerônimo. Com determinação, compromisso e o olhar amoroso que o prefeito Eduardo Braide tem pela população de São Luís, estamos conduzindo a mudança em diversas áreas da nossa cidade”, pontuou.

Serviços de Saúde

Entre os serviços que serão disponibilizados na unidade, destacam-se o acompanhamento da saúde da mulher e da gestante (pré-natal), o acompanhamento da criança, abrangendo triagem neonatal, e do adolescente, acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, distribuição de medicamentos básicos, imunização e curativo. A população terá acesso a consultas médicas, consultas de enfermagem e consultas odontológicas, bem como a realização de exames laboratoriais, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Na comunidade, o idoso Ribamar Marinho Caldeira e Ana Caroline Fonseca acolheram com entusiasmo o início das intervenções para a construção da Clínica da Família.

"Costumamos nos deslocar para o Centro de Saúde do Santa Bárbara e é uma iniciativa muito boa que vai trazer benefícios para toda a comunidade, atendendo também os moradores dos bairros vizinhos. Recebemos o início dessas obras com muita alegria e estamos emocionados com a atenção que nossa comunidade está recebendo", destacou o autônomo.

"Temos grande gratidão. Essa clínica trará muitos benefícios, especialmente no que diz respeito ao tempo de deslocamento, já que costumamos levar muito tempo para chegar à unidade de saúde mais próxima. Estamos muito felizes com o início dessas obras", compartilhou a moradora e técnica de enfermagem, Ana Caroline.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária municipal de Urbanismo e Habitação, Erica Garreto; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; líderes comunitários e a população.