Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide executa obras de reestruturação completa do Centro de Saúde Itapera, Zona Rural da capital

24/02/2024 00h38 - Atualizada em 28/02/2024 09h12

Após mais de duas décadas de espera, a comunidade do Itapera, Zona Rural de São Luís, celebrou o início das obras de reestruturação completa do Centro de Saúde na localidade.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, nesta sexta-feira (23). As intervenções, coordenadas pelas secretarias de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), proporcionarão maior conforto tanto para os profissionais de saúde, quanto para todos os moradores que dependem dos serviços oferecidos pelo Centro.

“Nós vamos deixar apenas o endereço aqui no centro de Saúde do Itapera, porque tudo será novo. Ampliaremos os espaços, teremos ar-condicionado em todos os setores e também aumentaremos os serviços oferecidos. Ninguém vai precisar sair daqui para fazer ultrassom, porque teremos um aparelho novinho aqui para a comunidade. Além de outras especialidades que serão disponibilizadas”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao acionar em seguida, o botão para início das obras.

O Centro de Saúde Itapera desempenha um papel fundamental na assistência à saúde, atendendo mais de oito mil pessoas de, aproximadamente, 20 comunidades da região. As intervenções garantirão à unidade, ampliação da infraestrutura, novas salas, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de novo forro, espaços adequados às normas de acessibilidade, climatização dos setores, entre outras.

Adicionalmente, os serviços também serão ampliados e novas especialidades e exames serão realizados na unidade, como consultas de enfermagem e clínico geral, ultrassons; odontologia; imunização, tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, tuberculose e hanseníase; oferta de medicamentos da farmácia básica; pré-natal e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV, e muito mais.

“Desde o primeiro dia de mandato, o prefeito Eduardo Braide olha pela Zona Rural. É só entrar nas comunidades. Ruas com asfalto, iluminação em LED, unidades de saúde reformadas, reforma de escolas, Clínica da Família e muitas outras ações. Todas com a qualidade que ele exige, e assim também será no Itapera. Em breve retornaremos para inaugurar esse centro de saúde do jeito que a população dessa região merece”, pontuou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Os profissionais que atuam no local festejaram o início das obras de reestruturação da unidade de saúde. Uma delas é Maria do Carmo Soares, de 73 anos, que dedicou 19 anos de sua vida aos serviços gerais no Centro de Saúde.

“Estou feliz que agora o prefeito anunciou que tudo será novo”, declarou dona Maria do Carmo.

Para a técnica de enfermagem, Maria José dos Anjos, de 49 anos, “é uma alegria ver que agora as coisas vão caminhar. Nós precisamos muito dessa reforma, todas que foram feitas aqui foram temporárias, com pintura e pequenos restauros, mas, nossa alegria de hoje é saber que agora vamos receber uma reforma completa”, disse a profissional que já tem 24 anos de serviço prestado na unidade.

Presidente da União de Moradores do Itapera há mais de sete anos, Renato Vicente Melo, expressou seu contentamento.

"A demanda em nossa comunidade é grande, e receber esse presente é uma grande satisfação. Todos os moradores e profissionais do posto de saúde estão de parabéns, foram 20 anos de espera, e finalmente, o momento tão aguardado chegou. Agradeço profundamente por tudo o que está acontecendo", declarou.

No dispositivo, a co-vereadora do Coletivo Nós (PT), Raimunda Oliveira, expressou seus agradecimentos ao prefeito.

“A gente parabeniza o prefeito pelo trabalho. De fato, o senhor tem aplicado os recursos que são necessários para o benefício da cidade. As Unidades Básicas de Saúde são muito necessárias e essenciais para o cuidado da nossa população, então, a gente fica muito feliz de poder estar aqui contribuindo com esse momento histórico para a nossa cidade e para a nossa Zona Rural. Muito obrigada”, disse a parlamentar.

Também estiveram presentes na solenidade, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o co-vereador do Coletivo Nós (PT), Eni Ribeiro; equipes de saúde; trabalhadores civis e a população.