Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís segue com vacinação contra dengue para crianças de 10 e 11 anos

16/02/2024 17h12 - Atualizada em 21/02/2024 18h38
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou, nesta sexta-feira (16), a campanha de imunização contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. A vacinação ocorre nas Unidades de Saúde na Hora, na sexta (16) e no sábado (17).

A partir de segunda-feira (19), as doses também estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital. No ponto de imunização do São Luís Shopping, a vacinação iniciará terça-feira (20) e ocorrerá sempre de terça a sábado.

Inicialmente, das 40.610 doses enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde (MS), 27.367 foram alocadas para São Luís. Embora o público-alvo estabelecido pelo MS seja composto por pessoas com idades entre 10 e 14 anos, nesta fase da campanha estão sendo imunizadas pessoas de 10 e 11 anos.

Ainda segundo o ministério, o esquema de imunização vai avançar progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

"Atendendo à determinação do prefeito Eduardo Braide, já demos início à vacinação em 15 unidades de saúde e estamos empenhados em expandir ainda mais o alcance da imunização. Na segunda-feira (19), já teremos mais de 60 unidades disponíveis para atender o público-alvo. Essa ampliação vai garantir que um maior número de crianças de 10 e 11 anos tenham acesso à vacina contra a dengue de forma eficiente e abrangente, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A gente pede que a população fique atenta às informações divulgadas nos nossos canais oficiais porque acreditamos que, em breve, teremos acesso a novos lotes e novas faixas etárias", destacou o secretário da Semus, Joel Nunes.

O imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda, proporciona proteção contra os quatro subtipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Quem estiver atualmente infectado pela dengue deve aguardar um período de seis meses para receber o imunizante.

A diretora administrativa da Unidade Saúde na Hora, localizada na Liberdade, Danielle Santos Coutinho, expressou sua satisfação com a resposta positiva no primeiro dia de vacinação.

"Tivemos uma ótima procura neste primeiro dia de imunização. Para os pais que têm crianças nessa faixa etária, convido-os a comparecer, pois nossos profissionais estão prontos para oferecer todo o atendimento necessário".

A professora Vanda Pontes é uma das que já garantiu a proteção do filho Davi Artur Pontes, de 10 anos, que mora no bairro Liberdade.

"Com esse período chuvoso, a preocupação com a dengue aumenta. Vi o anúncio na rede social sobre a vacinação e não quis perder tempo, já trouxe o Davi para vacinar. A saúde dos nossos filhos é prioridade".

Francinaldo Barbosa, operador de máquinas, compartilhou sua experiência ao levar seu filho para ser imunizado na Unidade de Saúde da Hora, no bairro Liberdade. Ele é pai de Wenderson Felipe Mendonça, de 11 anos.

"Aproveitei meu dia de folga para garantir que ele recebesse a vacina, assim que soube que estava disponível. Tem que trazer nossas crianças. É muito importante os pais estarem ligados nessas informações de vacinação para todas essas doenças que estão aí", disse. Segundo o pequeno Wenderson, “a picada doeu só um pouquinho e foi bem rápida”.

Nas Unidades Saúde na Hora, as vacinas estarão disponíveis das 7h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h nos sábados. Nas demais Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Paulo Ramos e na APAE, o horário de atendimento é das 8h às 17h. Para a população que deseja se vacinar no ponto localizado no São Luís Shopping, a vacina estará disponível de terça a sábado, das 10h às 16h.

Documentação

Para vacinar, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, com documento oficial com foto tanto do responsável quanto da criança, cartão de vacina e um comprovante de residência.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional, com exceção das vacinas que contenham vírus vivo ou atenuado, como o imunizante contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral.

Enfrentamento ao mosquito

Além da vacinação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenação de Controle às Arboviroses, da Semus, tem intensificado os trabalhos de prevenção e monitoramento por meio de visitas domiciliares para orientação da população e tratamento de reservatórios, inspeção das áreas de risco, levantamento das regiões com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti e nebulização dos bairros com maior número de focos do mosquito.

Locais de vacinação

Unidades Saúde na Hora – de 7h às 18h de segunda a sexta-feira e das 7h às 12h aos sábados


Centro de Saúde Amar

Centro de Saúde Liberdade

Centro de Saúde São Francisco

Centro de Saúde Turu

Centro de Saúde Cohab Anil

Centro de Saúde Genésio Ramos Filho

Centro de Saúde Dr José Carlos Macieira

Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa

Centro de Saúde Vila Nova

Centro de Saúde São Cristóvão

Centro de Saúde Fabiciana Moraes

Centro de Saúde Santa Bárbara

Centro de Saúde Antônio Carlos Reis

Centro de Saúde Laura Vasconcelos

 

Unidades Básicas de Saúde - das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

UBS Santa Clara

UBS Santa Efigênia

Posto de Saúde Barreto

Centro de Saúde de Pedrinhas 1

Centro de Saúde de Pedrinhas 2

Centro de Saúde do Tibiri

Centro de Saúde Dr José Ribamar Frazão Corrêa

Centro de Saúde Dr Antônio Guanaré

Centro de Saúde Dra Valdecy Eleoteria Martins/Paraíso

Centro de Saúde Vila Bacanga/Embrião

Centro de Saúde Maria de Lourdes (Rio Grande)

Centro de Saúde da Vila Lobão

Centro de Saúde Djalma Marques

Centro de Saúde Genésio Ramos Filho

Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira

Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa

Centro de Saúde Gapara

Centro de Saúde São Raimundo

Centro de Saúde Vila Embratel

Centro de Saúde Vila Nova

Centro de Saúde da Liberdade

Centro de Saúde Itapera

Centro de Saúde Maracanã

Centro de Saúde Coqueiro

Centro de Saúde Thalles Ribeiro

Centro de Saúde Janaína

Centro de Saúde Cohab/Anil

Centro de Saúde São Cristóvão

Centro de Saúde Bezerra de Menezes

Centro de Saúde São Francisco

Centro de Saúde João Paulo

Centro de Saúde Nazaré Neiva (São Raimundo)

Centro de Saúde Turu

Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Estiva)

Centro de Saúde Quebra-Pote

Centro de Saúde João de Deus

UBS Antônio Carlos Reis (Olímpica 1)

UBS Maria Ayrecila Novochadlo (Olímpica 2)

UBS Jailson Alves Viana (Olímpica 3)

UBS Vila Sarney

UBS Pirapora

UBS Dr Expedito Alves de Melo

Posto de Saúde Coquilho

UBS Cintra

UBS Alemanha

Posto de Saúde Ipase

Clínica da Família Morada do Sol

Ambulatório de Especialidades Médicas Dr Paulo Ramos

APAE - Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Anil)

 

São Luís Shopping - Av. Prof. Carlos Cunha, 1000 – Jaracati - de 10h às 16h de terça a sábado