Prefeitura de São Luís capacita mais de 200 Agentes Comunitários e de Endemias

30/11/2023 16h09 - Atualizada em 07/12/2023 18h24

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, nesta terça-feira (28), a cerimônia de formação de 209 Agentes Comunitários de Saúde de Endemias. O evento marca a conclusão do curso técnico do programa Saúde com Agente, iniciado em março de 2022.

“Este é um projeto que nos enche de orgulho, pois, a partir desta formação, nossos agentes vão estar preparados para trabalhar com mais eficiência e qualidade, aprimorando e melhorando cada vez mais a assistência à saúde da nossa população” afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

O curso de formação técnica teve como público-alvo agentes com nível médio que atuam na rede municipal de saúde. Durante o período de capacitação foram formadas, ao todo, 17 turmas dirigidas por profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus.

A coordenadora de Imunização da Semus, Charlene Luso, que participou do projeto como instrutora, explica sobre o processo de ensino.

“O nosso principal objetivo com o conteúdo ministrado em sala de aula foi a ênfase na assistência à saúde como um todo, durante os atendimentos às famílias, visando não somente a preocupação com agravos, mas a importância da atenção às orientações sobre os cuidados de prevenção para promoção da saúde”, afirma.

Para a agente comunitária de saúde, Izelina Marques, 50, o curso contribuiu para atualizar os conhecimentos e aperfeiçoar a prática profissional.

“Foi muito bom. Esta formação me trouxe novos conhecimentos para progredir ainda mais no atendimento à nossa comunidade, por meio da elaboração de projetos e atividades coletivas estratégicas”, disse.

O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Trata-se do maior programa de formação técnica na área da saúde, desenvolvido em formato híbrido, do país.

O objetivo do programa é a melhoria dos indicadores de saúde, da qualidade e da resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros, e ainda a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas a fim de que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.