Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís inicia campanha de conscientização sobre HIV/AIDS em alusão à campanha Dezembro Vermelho

30/11/2023 16h02 - Atualizada em 07/12/2023 18h24

“H.I.VIDA: Solidariedade, Sociedade e Prevenção Combinada” é o tema da campanha de controle e conscientização ao HIV/AIDS que inicia nesta sexta-feira (1º), promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Neste ano, a mobilização tem como foco a importância do debate sobre prevenção combinada para a redução do risco de infecções.

“Esta é mais uma campanha que merece toda a nossa atenção e jamais pode ser negligenciada. Por este motivo, nossas equipes da Coordenação de IST/AIDS realizam, diariamente, ações de prevenção junto à sociedade. Este é o mês dedicado à conscientização sobre a causa, mas a responsabilidade em manter os cuidados preventivos deve ocorrer o ano todo”, afirma o secretário de Saúde do Município, Joel Nunes.

A abertura oficial da campanha está prevista para acontecer neste domingo (3), na Feirinha São Luís - Praça Benedito Leite, com a formação do Laço Vermelho pelos profissionais de saúde e população em geral. Além do ato simbólico, fazem parte da programação, a distribuição de preservativos, execução de testes rápidos e orientações em saúde.

Durante o mês de dezembro, equipes da Semus vão reforçar as atividades de prevenção e conscientização em locais estratégicos com grande fluxo de circulação de pessoas como, por exemplo, praças, terminais de integração, rodoviária e aeroporto. Há ainda a execução de ações educativas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As testagens, na rede municipal, estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do Município sem necessidade de pré-agendamento, sendo que os atendimentos nas unidades de urgência são específicos para casos de exposição a situações de risco e nas maternidades são voltados para gestantes. O tratamento para HIV é feito nos Centros de Testagem e Aconselhamento dos bairros Anil e Lira, enquanto o tratamento para a AIDS é ofertado no Centro de Saúde do Bairro de Fátima.

A campanha Dezembro Vermelho é realizada anualmente em conformidade à Lei Municipal Nº 3705/1998 e à Lei Federal Nº 13.504 / 2017, que institui a Campanha Municipal de prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs.