Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís assina termo para uso de tecnologia de gestão hospitalar

28/11/2023 15h13 - Atualizada em 01/12/2023 16h21

Mais eficiência e agilidade nas gestões hospitalares da rede municipal. Com este objetivo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), assinou, nesta segunda-feira (27), o termo de responsabilidade para utilização do Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU), que tem como finalidade a otimização dos processos assistenciais e administrativos de unidades hospitalares.

O aplicativo, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é utilizado, atualmente, por 41 hospitais universitários no Brasil e foi adquirido de forma gratuita por meio do termo de cooperação firmado entre a Semus, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Hospital Universitário Presidente Dutra.

“Esse é um momento histórico para nossa cidade, pois é mais avanço rumo a uma saúde mais digna. Nossa gestão entende a importância de uma inovação como esta. Por isso, quando assumimos, um de nossos compromissos foi a entrega de computadores para todas as nossas unidades a fim de otimizar o trabalho e, graças a essa estrutura, podemos hoje receber esta nova tecnologia que vai garantir mais celeridade e eficiência no atendimento aos nossos pacientes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Desde 2021, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semus, iniciou o trabalho de implantação do parque tecnológico na rede municipal de saúde por meio da oferta de computadores para hospitais e centros de saúde. Com esta iniciativa, foram entregues, até o momento, mais de 700 computadores para as unidades municipais.