Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega novos Centro de Saúde de Especialidades Médicas e ambulatórios de Saúde Mental e de Ortopedia, no Itaqui-Bacanga

21/11/2023 18h32 - Atualizada em 28/11/2023 15h21
Secom

A população da área Itaqui-Bacanga recebeu, do prefeito Eduardo Braide, nesta terça-feira (21), três novos equipamentos de saúde: o novo Centro de Especialidades Médicas, Ambulatório de Saúde Mental e Ambulatório Pós-cirúrgico em Ortopedia e Cirurgia Geral.

Localizado ao lado da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, o novo complexo de saúde faz parte do conjunto de obras de reestruturação da rede municipal de saúde da capital, implementadas pela Prefeitura de São Luís.

“Esse é mais um compromisso que assumimos no nosso Programa de Governo, quando estabelecemos implantar os centros de especialidades médicas em São Luís. São três novos espaços que, a partir de hoje, estarão à disposição da nossa população. É um trabalho que não para e que a gente vem fazendo em todas as unidades de saúde em diversos bairros e regiões da cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com a entrega dos novos equipamentos de saúde, os moradores da região e toda população de São Luís terão a oportunidade de usufruir de novos serviços, entre eles, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, urologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, dermatologia, neurologia, ortopedia, nutrição e psicologia.

As obras foram executadas pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os espaços contam com recepção ampla, salas de triagem, sala de farmácia com todos os medicamentos da farmácia básica, consultórios médicos, banheiros com acessibilidade, climatização em todos os ambientes e muito mais.

“Com responsabilidade e sensibilidade, o prefeito Eduardo Braide entrega à população o Centro de Especialidades Médicas, oferecendo mais de 10 especialidades médicas, além de outras especialidades na área de saúde mental. Isso atende a uma demanda crucial, especialmente no pós-pandemia e demonstra um comprometimento sério com a saúde”, enfatizou o secretário da Semus, Joel Nunes.

Moradora da região, Sidinei Sousa, juntamente com sua família, utiliza os serviços da Unidade Mista Itaqui-Bacanga. Ela expressou sua satisfação com a inauguração e com a variedade dos novos serviços disponibilizados pela Prefeitura.

"Esse espaço traz benefícios para toda a área Itaqui-Bacanga e nosso deslocamento é menor com todas essas especialidades à nossa disposição. A gente fica muito feliz em ver essa inauguração”, disse a moradora.          

Nair Costa Vieira, residente do Anjo da Guarda há mais de 30 anos, participou da inauguração e compartilhou sua perspectiva sobre a importância de todos os serviços oferecidos, destacando a relevância do atendimento à saúde mental.

"Para nós que vivemos aqui há tanto tempo, cada serviço é essencial, especialmente os voltados para a saúde mental. Ter esse serviço aqui no nosso bairro faz toda a diferença. Vai beneficiar muito a nossa comunidade", contou.

Ambulatório de Saúde Mental

O novo Ambulatório de Saúde Mental vai proporcionar um acesso mais próximo aos serviços, permitindo que os moradores da área Itaqui-Bacanga e região recebam atendimento de psicólogos e psiquiatras.

Além disso, ao oferecer atendimento e acompanhamento no mesmo espaço, o ambulatório agiliza o processo de cuidado, permitindo que os pacientes saiam da consulta já com os medicamentos necessários. Isso contribui para uma abordagem mais integrada e eficiente no tratamento de questões relacionadas à saúde mental.

A coordenadora de Saúde Mental de São Luís, Larissa Mesquita, falou da importância da entrega dessa nova unidade especializada para o Município, que viu a demanda de saúde mental aumentar após a pandemia.

“Depois da pandemia, a gente viu que aflorou muito a questão do transtorno mental nas pessoas. Fatores como o isolamento e outras questões potencializam isso na população e, agora, vamos aumentar esses atendimentos.

Ela também ressaltou que “com a entrega do novo Centro, a Prefeitura vai descentralizar os serviços de saúde mental e integrá-los a uma unidade de saúde local. O ambulatório também ajuda a reduzir o estigma associado a buscar assistência nessa área, promovendo uma mentalidade mais aberta e receptiva em relação à saúde mental na comunidade”, explicou a coordenadora.

Vereadores elogiam reforço na saúde para o Itaqui-Bacanga

O evento foi prestigiado por vereadores que acompanharam a entrega dos novos equipamentos e parabenizaram a gestão municipal por mais uma inauguração na área da saúde.

“Nós temos um gestor inovador e com uma vontade política espetacular, e sei que o melhor ainda está por vir. As inaugurações do prefeito Eduardo Braide trazem alegria e felicidade às pessoas”, frisou o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos).

“Prefeito, nossa palavra é gratidão. Parabéns pelos investimentos que está fazendo aqui na área Itaqui-Bacanga. O prefeito veio para trabalhar e nada é por acaso. Que Deus lhe abençoe”, enfatizou a vereadora Karla Sarney (PSD), na solenidade.

“A gente sabe as dificuldades que as pessoas têm para ter uma saúde de qualidade, e quando a gente vê aqui essa iniciativa, aproveitando espaços que já existem para acrescentar serviços, é de uma inteligência muito grande porque reduz custos e faz com que as pessoas tenham acesso com mais qualidade e mais rapidez. Parabenizar o prefeito por essa excelente iniciativa”, frisou o vereador Dr. Gutemberg (Republicanos).

Já a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) destacou: “Primeiramente agradecer a Deus que nos deu a oportunidade de abrir os nossos olhos nessa manhã e podermos estar aqui contemplando essa grande alegria. Prefeito, parabéns, o senhor tem feito muito, a gente acompanha dia e noite, finais de semana, feriado, o senhor tem trabalhado pela cidade de São Luís”.

Mesmo sentimento compartilhado, na ocasião, pelo vereador Domingos Paz (DC): “Como morador daqui, conheço a necessidade da área Itaqui-Bacanga, por isso destinei emendas para a saúde. Então aqui eu me sinto feliz e grato, porque eu destinei e o prefeito Eduardo Braide executou.  Parabéns, prefeito, quem ganha tudo isso é a comunidade. Muito obrigado pelo trabalho desenvolvido”.

Também estiveram presentes, a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o subprefeito do Centro, Maurício Itapary; os secretários municipais, David Col Debella (Semosp), Verônica P. Pires (Semispe); o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; a coordenadora de área do Distrito Vila Esperança, enfermeira Fátima Sales; além de líderes comunitários, população e equipes de saúde.