Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega novo Centro de Saúde, no bairro Coqueiro, Zona Rural de São Luís

31/10/2023 17h34 - Atualizada em 09/11/2023 16h44

Reafirmando seu compromisso em oferecer à população serviços de saúde com mais qualidade, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta terça-feira (31), o novo Centro de Saúde do bairro Coqueiro, Zona Rural de São Luís, totalmente reformado e reequipado. A unidade, que já tem mais de 20 anos, recebeu intervenções por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

"Hoje entregamos um novo Centro de Saúde à altura do que a população do Coqueiro merece. Temos trabalhado de forma intensa na Zona Rural da nossa capital, entregando obras e serviços e melhorando a qualidade de vida da nossa população; e este trabalho segue para que todos tenham o direito de serem bem atendidos, em espaços adequados, seguros e confortáveis como este, do novo Centro de Saúde do Coqueiro; e o pedido que eu vou fazer a vocês é que cuidem desta unidade de saúde porque ela é de vocês”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O Centro de Saúde entregue pelo prefeito Eduardo Braide passou por reestruturação completa e foi totalmente reequipado. Entre as melhorias estruturais, estão as novas instalações hidráulicas e elétricas, divisão e inclusão de novos ambientes, climatização de todos os setores, humanização dos ambientes e adequação dos espaços às adaptações de acessibilidade.

A unidade conta agora com recepção ampla, salas de triagem, de curativo e de vacina, farmácia com todos os medicamentos da farmácia básica, consultório odontológico, dois consultórios médicos, consultório de enfermagem, sala da administração, sala dos agentes de saúde, banheiros com acessibilidade, copa, além da climatização em todos os ambientes.

“Estamos entregando a 35ª unidade de saúde totalmente reformada durante a gestão do prefeito Eduardo Braide. Imensamente felizes ao testemunhar a alegria da população que, hoje, recebe esta unidade revitalizada, assim como a satisfação dos profissionais, que agora dispõem de um ambiente digno para continuar desempenhando seu trabalho com humanidade”, disse o titular da Semus, Joel Nunes.

Especialidades

Os moradores do Coqueiro e áreas circunvizinhas terão a oportunidade de usufruir de uma diversidade de novos serviços ofertados no novo Centro de Saúde. A unidade, que vai atender mais de duas mil famílias, terá serviços como, odontologia e clínico geral, consultas de enfermagem, pré-natal, imunização, puericultura, oferta de medicamentos, nebulização e, ainda, tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase, diabetes e hipertensão.

Uma dessas usuárias do novo Centro é a produtora rural de 61 anos, Maria Meiry Santana.

"Tenho seis filhos e todos usam os serviços do centro de saúde. Estamos muito felizes por termos agora um posto de saúde novinho, com tudo no ar-condicionado. Tenho certeza de que toda a comunidade está feliz e igualmente grata por essa melhoria", contou.

O aposentado José Ribamar, de 77 anos, que acompanhou o surgimento do centro de saúde no bairro, elogiou o trabalho da gestão municipal.

"Nasci e me criei nessa comunidade. Aqui não foi uma reforma, foi uma reconstrução. O prefeito está mostrando um bom trabalho em pouco tempo de administração", elogiou.

Na solenidade, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, juntamente com os vereadores Dr. Gutemberg (Republicanos) e Domingos Paz (DC), destacaram os progressos na área da saúde de São Luís na administração do prefeito Eduardo Braide.

"Uma obra como esta não é apenas um patrimônio público, mas também um patrimônio do bairro. Temos a felicidade de contar com um prefeito caprichoso, determinado, humano. Nos últimos 35 anos, o prefeito Eduardo Braide se destaca como o melhor gestor que São Luís já teve e coloca São Luís em posição de igualdade com todas as capitais do Nordeste e do Brasil", declarou Chaguinhas.

"O prefeito tem se empenhado em resolver os problemas de saúde pela atenção básica, e é isso que temos aqui. O prefeito Eduardo Braide não se contenta apenas com a restauração de edifícios, ele também exige que todos que cruzem aquela porta recebam um atendimento digno e de qualidade e é isso que a gente quer", enfatizou o vereador Dr. Gutemberg.

"Este posto era uma necessidade real dessa comunidade e tenho certeza que o povo está atento e será eternamente grato pelo trabalho que ele tem desempenhado em prol de São Luís", disse Domingos Paz.

Também estavam presentes na solenidade, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; os coordenadores da Zona Rural, Irmão Dijé e Flávio Foguinho; a coordenadora de área do Distrito Vila Esperança, enfermeira Fátima Sales; além de líderes religiosos, líderes comunitários, moradores e equipes de saúde.