Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega novo Centro de Saúde Yves Parga na Vila Maranhão, Zona Rural de São Luís

19/10/2023 16h56 - Atualizada em 26/10/2023 18h19
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (19), o novo Centro de Saúde Yves Parga, na Vila Maranhão, totalmente reformado e reequipado.

A obra foi realizada pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio da Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), e vai garantir à população serviços com a mais alta qualidade. A unidade de saúde não recebia uma reforma integral há mais de 20 anos.

“O povo de São Luís sabe onde está sendo utilizado o seu dinheiro, e está aqui, na unidade de saúde Yves Parga e nas mais de 100 obras que estão sendo executadas ao mesmo tempo em São Luís. Com a reforma, o novo Yves Parga vai oferecer à população uma estrutura digna, capaz de atender com qualidade nossos pacientes da rede municipal de saúde que moram nessa região”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, destacou o número significativo de entregas de Centros de Saúde feitos pela gestão do prefeito Eduardo Braide.

"A gente entrega, hoje, mais uma obra dessa magnitude com tudo que tem de melhor, com todos os equipamentos novos, com todos os mobiliários novos, com todas as salas climatizadas. Isso mostra o respeito e o compromisso que o prefeito Eduardo Braide tem pela população que vai utilizar o espaço e também pelos profissionais que aqui trabalham. Essa é a 33ª unidade de saúde requalificada em 33 meses de governo”.

Nova infraestrutura

O Centro de Saúde passou por obra completa de reforma e ampliação, e foi totalmente reequipado. Entre as melhorias estruturais, estão a revisão de cobertura com impermeabilização, implantação de novas instalações hidráulicas e elétricas, pintura e revestimento, novo projeto luminotécnico, adequação de acessibilidade, divisão e inclusão de novos ambientes.

A unidade conta agora com recepção ampla, sala de triagem, sala de vacina, consultórios médicos, sala de farmácia, consultório odontológico, sala de curativos, consultórios de enfermagem, sala da administração, sala dos agentes de endemias, auditório dos agentes de saúde, sala de coleta para exames laboratoriais, banheiros acessíveis, climatização de todos os ambientes e muito mais.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, enfatizou que “o prefeito Eduardo Braide tem uma determinação clara de entregar à população uma infraestrutura de excelência, mantendo os mais altos padrões de qualidade, característica fundamental de sua administração”.

O secretário também lembrou da atenção dada à Zona Rural de São Luís desde 2021, no primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide.

“Desde que iniciou sua caminhada como prefeito, ele começou pela Zona Rural. Foi na Zona Rural que o programa Asfalto Novo nasceu. Foi na Zona Rural a entrega da primeira Clínica da Família, e tantas outras entregas como a que está sendo feita hoje. Sua dedicação abrange toda a cidade, indo de norte a sul”, concluiu.

Com a conclusão das obras de requalificação, os moradores da Vila Maranhão e áreas circunvizinhas terão acesso a uma gama de novos serviços. A unidade, que realiza uma média de 1.000 atendimentos por mês, terá serviços como a coleta de amostras para exames laboratoriais, consultas com enfermeiros e clínicos gerais, serviços odontológicos, imunizações, acompanhamento pré-natal, distribuição de medicamentos da farmácia básica, cuidados e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de outros.

Melhor experiência em saúde

Dona Zuila Sousa, moradora da comunidade Sitinho, sempre recorreu aos serviços da unidade de saúde da Vila Maranhão. A dona de casa compartilhou sua alegria com as melhorias implementadas que têm beneficiado muito sua família.

“Eu, assim como meu pai, minha mãe e toda a nossa família, dependemos desses serviços e estamos contentes com a melhoria do nosso posto. Minha mãe, que tem 80 anos e é cadeirante, e meu pai, com 90 anos, têm recebido suas vacinas regularmente, e ver como este posto está lindo e com mais especialidades é maravilhoso".

Com cinco meses de gravidez, Maria Custódia, residente na comunidade São Joaquim, estava entusiasmada com as novas instalações e as novas especialidades.  

"Estou gestante há cinco meses e é um alívio saber que eu não vou precisar me deslocar para fazer meu pré-natal em outro lugar. Isso facilita a minha vida e também a de muitas outras mães que moram aqui na região. Um posto ampliado, bem iluminado, com uma estrutura melhor, é muito gratificante. Agradeço muito ao prefeito”, contou.

Presentes na solenidade, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), e os vereadores Dr. Gutemberg (Republicanos) e Domingos Paes (Podemos) falaram do avanço na Saúde de São Luís na gestão Eduardo Braide.

"O prefeito Eduardo Braide compreende que a vida é uma batalha que deve ser enfrentada com coragem. Quando temos um gestor responsável, inteligente e determinado, como é o caso dele, nossa cidade passa por uma grande transformação. É o que estamos vendo aqui hoje, na saúde de São Luís, e em tantas outras áreas”, falou Chaguinhas.

"Quero parabenizar o prefeito pelo seu trabalho. Tenho acompanhado de perto as suas ações, e quem realmente ganha com isso são todas as famílias que utilizam este centro de saúde. Estou contente pelo que o prefeito também tem realizado na região Itaqui-Bacanga, e em tantas outras da nossa São Luís, e tenho certeza de que no próximo ano veremos ainda mais progresso”, contou Domingos Paes.

"No dia 18 de outubro foi o Dia do Médico. Como médico e vereador, em nome de todos, quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide. Ele tem trabalhado não apenas na área da saúde, mas também na educação e outras. Em breve, teremos a inauguração do Hospital da Criança, mais um grande avanço para a nossa cidade”, enfatizou Dr. Gutemberg.

Também estavam presente na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o diretor do Lacen, Luiz Fernando Ramos; os coordenadores da Zona Rural, Irmão Dijé e Flávio Foguinho; a coordenadora de área do Distrito Vila Esperança, enfermeira Fátima Sales; superintendente de Atenção Primária em Saúde, Camila Nogueira; os suplentes de vereadores Barbosa Lages, Manoel Filho e Julinho da Vila Palmeira; além de líderes religiosos, líderes comunitários, moradores e equipes de saúde.