Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís abre campanha de conscientização contra o câncer de mama no Hospital da Mulher

02/10/2023 17h49 - Atualizada em 10/10/2023 15h49
Secom

O Hospital da Mulher, localizado no bairro Anjo da Guarda, área Itaqui-Bacanga, foi palco, nesta segunda-feira (2), da abertura da campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de São Luís. A ação tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. O prefeito Eduardo Braide esteve na abertura da campanha, que este ano traz como lema “Se Prevenir é o Melhor Caminho".

Ao longo de todo o mês de outubro, o Hospital da Mulher, reconhecido por sua excelência em saúde feminina, está potencializando as ações preventivas para fortalecer ainda mais o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero, bem como conscientizar o público-alvo.

"Os exames preventivos desempenham um papel crucial na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. No Hospital da Mulher temos à disposição da população um mamógrafo em uma sala especialmente humanizada, com profissionais prontos para oferecer o atendimento necessário, e a melhor notícia é que todas as mulheres com 40 anos ou mais podem comparecer ao Hospital da Mulher, sem a necessidade de encaminhamento. Façam esse compromisso consigo mesmas e com a sua saúde”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade de abertura contou com a presença do Coral da Escola Municipal de Música de São Luís (EMMUS), que abriu os trabalhos.

A diretora do Hospital da Mulher, Vanessa Silva Rocha, reforçou que a campanha vai além dos exames e consultas, sendo também um chamado para que as mulheres cuidem de sua saúde durante todo o ano.

"Iniciamos o outubro rosa ressaltando que esta campanha não se limita apenas à realização de exames, mas também à conscientização sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde. Portanto, estamos usando o Outubro Rosa como uma oportunidade para lembrar a todas as mulheres que a prevenção é fundamental durante todo o ano", declarou a diretora.

Diversas ações estão sendo realizadas no Hospital da Mulher, entre elas, exames preventivos para câncer de mama e colo do útero, visando a detecção precoce da doença; consultas médicas especializadas para as mulheres que necessitam de avaliações clínicas; disponibilização de vacinas; realização de palestras educativas e informativas sobre saúde feminina; prevenção de câncer e autocuidado. Adicionalmente, estão à disposição estandes de maquiagem e cabelo, proporcionando às pacientes momentos de beleza e elevação da autoestima.

Raimunda Cardoso, moradora do Ipase, foi fazer exames preventivos e aproveitou a oportunidade para fazer o cabelo e se maquiar.

“Estava aqui e aproveitei para dar uma renovada no visual. As meninas fizeram meu cabelo e também fizeram minha maquiagem. Agradeço a todas que estão trabalhando aqui”, disse dona Raimunda.

Doação de próteses

A Associação Casa da Amizade de São Luís (ACA), que tem sua sede na Ponta d'Areia, está com um estande no Hospital da Mulher realizando doações de próteses para mulheres que foram mastectomizadas. A presidente da instituição, Maria Luiza Pires, explicou como esse trabalho é realizado.

"Há mais de uma década, mantemos em funcionamento o projeto de fabricação e doação de próteses mamárias. Elas são confeccionadas em tecido e enchimento de polipropileno e as doações ocorrem regularmente na Casa da Amizade, localizada na Associação dos Rotarianos de São Luís, na Ponta d’Areia, na Rua dos Crisântemos, quadra 5, número 146. Distribuímos as próteses mamárias externas juntamente com sutiãs específicos, projetados para acomodar a prótese. Além disso, durante o processo de quimioterapia, fornecemos às mulheres um turbante. Todo esse trabalho devolve autoestima para essas mulheres nesses momentos que elas mais precisam de apoio”, explicou a presidente da ACA. 

Central de Marcação de Consultas e Exames

As pacientes do Hospital da Mulher têm também à disposição a Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), que conta com uma instalação exclusiva, contribuindo para melhorar os serviços de atendimento.

A coordenadora da Cemarc e da recepção do Hospital da Mulher, Dalila Moreno, explicou que o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com a distribuição de senhas a partir das 6h da manhã. As especialidades oferecidas incluem ginecologista, ultrassom, preventivo, mastologista, entre outras. Nos sábados de outubro, os atendimentos ocorrem das 8h às 12h, no qual as pacientes podem retirar a senha e aguardar o atendimento.

Novos equipamentos

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, o Hospital da Mulher recebeu novos equipamentos para melhorar os atendimentos. Em 2021, o mamógrafo digital foi adquirido garantindo que fossem feitas 600 mamografias e 40 biópsias por mês. Antes dessa entrega, São Luís tinha apenas um mamógrafo disponível.

O aparelho digital, fruto de emenda parlamentar do prefeito Eduardo Braide quando ainda era deputado federal, tem permitido maior celeridade nos diagnósticos. Com menos de dois anos da entrega, já foram realizados 4.583 exames e 293 biópsias com o novo aparelho.

Em setembro de 2022, o prefeito Eduardo Braide reforçou ainda mais os serviços do Hospital da Mulher ao entregar novos equipamentos de imagens que auxiliaram na melhoria do atendimento dos pacientes, bem como na redução das filas de espera. Foram entregues quatro aparelhos de colposcopia e um de ultrassonografia. A terceira sala do centro cirúrgico do hospital também foi entregue na ocasião.

Hospital da Mulher 

Inaugurado em maio de 2007, o Hospital da Mulher está habilitado, desde 2016, pelo Ministério da Saúde, como unidade hospitalar de referência de alta complexidade. O hospital possui 52 leitos operacionais, sendo 42 destinados às unidades de internação (15 de clínica geral, 15 de clínica cirúrgica ginecológica e 12 de neurocirurgia) e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A unidade está estruturada para realizar diversos tipos de exames e serviços médicos, incluindo mastologia, cardiologia, reumatologia, gastroenterologia, e também exames de mamografia, que foi inaugurado em 2021 com a instalação do mamógrafo digital.

Para desenvolver suas atividades, o Hospital da Mulher possui uma equipe multiprofissional composta por mais de 500 colaboradores. A unidade funciona 24 horas por dia no regime porta fechada (recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde).

Além de oferecer cirurgia geral e ginecológica, o Hospital da Mulher também funciona como unidade de retaguarda para neurocirurgias encaminhadas pelo Hospital Djalma Marques (Socorrão 1).