Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide amplia cuidados com a saúde mental com entrega de novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III em São Luís

01/10/2023 07h32 - Atualizada em 09/10/2023 18h26
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, neste sábado (30), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, no bairro Calhau, em São Luís. O novo centro representa um passo importante da Prefeitura de São Luís na ampliação da rede de atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental na capital maranhense.

“O CAPS III está pronto para receber aqueles que necessitam de ajuda. Até 55 pessoas serão atendidas por dia aqui, totalizando 1,4 mil atendimentos ao longo do mês. Sabemos que a saúde mental é uma parte essencial do bem-estar geral, e é nosso dever garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade. O CAPS III representa nosso compromisso em promover um ambiente onde todos possam buscar ajuda sem medo ou preconceito”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide.

Com uma infraestrutura moderna e acolhedora, o novo espaço do CAPS III, requalificado por meio das secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), oferece um ambiente propício para o atendimento clínico e terapêutico de alta qualidade. A equipe multiprofissional que compõe o centro inclui médicos psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais, assegurando um tratamento abrangente e personalizado.

As instalações do CAPS III são projetadas para garantir o conforto e a privacidade dos pacientes. O centro conta com duas salas de atendimento individual, um banheiro para pessoas com deficiência (PCD), uma farmácia, duas enfermarias (uma feminina com três leitos e uma masculina com dois leitos), uma sala de oficinas, cozinha, lavanderia, dispensa e uma sala multiuso

O novo equipamento de atenção à saúde mental permitirá um atendimento individualizado e grupal, terapêutico e, não menos importante, proporcionar apoio às famílias, que desempenham um papel fundamental na jornada daqueles que precisam de suporte.

“Parabenizo o trabalho da equipe multidisciplinar, que é de suma importância. Além de médica, sou psicóloga, sei da importância do nosso papel nessa tarefa árdua do cuidado com a saúde mental, tendo em vista que vivemos uma epidemia em relação a casos de depressão, ansiedade e de outros transtornos mentais. Tenho a convicção de que o profissional psicólogo, os médicos psiquiatras e outros profissionais que aqui trabalharão, estão preparados para nos ajudar. Vamos lutar pela vida e cuidar da nossa saúde mental, pois esse cuidado é fundamental para todos. Vamos fazer um lindo trabalho aqui”, afirmou a primeira-dama Graziela Braide, que também é coordenadora do projeto Cuidar Mais.

Para a diretora-geral do CAPS III, Quezia Fernandes, a expansão do atendimento para um terceiro turno no CAPS representa um marco crucial no cuidado à saúde mental da população.

"A demanda por atendimento é notoriamente alta, e essa iniciativa representa um compromisso firme da prefeitura com o cuidado da saúde mental de nossa população. A ampliação dos atendimentos no CAPS III não só reflete a necessidade crescente de assistência, mas também destaca a importância de tornar acessível a ajuda e o suporte aos cidadãos. Estamos dedicados a proporcionar um ambiente de cuidado acolhedor e eficaz para todos os que buscam nossa assistência”, declarou.

Ampliação de acolhimentos

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Larissa Mesquita, uma das principais novidades é a implementação do terceiro turno de acolhimento no CAPS III, tornando o serviço disponível das 7h às 19h, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

“Anteriormente, o atendimento era limitado das 7h às 17h, apenas de segunda a sexta-feira. Essa extensão do horário de funcionamento visa acomodar um maior número de pacientes e oferecer suporte quando mais necessário”, explicou.

Além disso, o CAPS III agora oferece leitos de enfermaria com capacidade para até cinco pessoas, permitindo que pacientes que necessitem de observação e suporte adicionais possam permanecer no centro por até sete dias consecutivos. Importante destacar que essa não se trata de uma internação hospitalar, mas, sim, de um acolhimento com observação de curta permanência, assegurando o bem-estar e a segurança dos pacientes.

Todos os CAPS de São Luís funcionam por demanda espontânea. Para o acolhimento, a pessoa pode procurar um desses centros com seus documentos pessoais e cartão do Serviço Único de Saúde (SUS). Toda a Rede de Atendimento Psicossocial trabalha com acolhimento e saúde mental, feito por meio de uma triagem para os demais serviços de saúde.

“Então quando o paciente procura um dos nossos centros é acolhida toda a história dele, todas as suas necessidades, tudo o que ele já faz de medicação, e aí ele é direcionado para os nossos serviços”, pontuou Larissa.

Ganho importante no cuidado à vida para São Luís

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) destacou a inauguração do CAPS III como um ganho no cuidado à vida para a cidade, de modo que a unidade vai atender a uma parcela maior da população e fornecer serviços de melhor qualidade. Chaguinhas também elogiou o prefeito Eduardo Braide por seguir a tendência das cidades inteligentes em todo o mundo.

“Com a entrega desse novo equipamento, a população sai ganhando, e a gestão do prefeito se torna referência quando falamos em cidades inteligentes e de políticas públicas voltadas para o cuidado e a preservação da vida”.

Já para o vereador Dr. Gutemberg (PSC), a entrega do CAPS III, com atendimento multidisciplinar e a possibilidade de acolhimento por até sete dias são elementos importantes para que os pacientes recebam o atendimento necessário e tenham a chance de ter uma vida melhor.

“O prefeito Eduardo Braide é uma pessoa iluminada, pois além dos grandes problemas da cidade, ele se focou, principalmente, na educação e na saúde. Essas são as únicas fórmulas que a gente tem para mudar a vida de um povo e de um município”, ressaltou o parlamentar.

Atividades e cuidados com a saúde mental

Durante a inauguração do novo CAPS, uma exposição apresentou trabalhos artesanais feitos por pacientes durante as oficinas realizadas no centro, que anteriormente eram feitas no CAPS II, localizado no bairro Olho d'Água. Entre as peças em exibição, destacaram-se cadernos artesanais, encantadores bloquinhos e canetas delicadamente decoradas com detalhes em biscuit.

Danilo Veras, profissional em educação física, que trabalha com os pacientes do CAPS, elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Braide em prol da saúde mental da comunidade.

“Neste novo espaço, agora um CAPS III, daremos continuidade às atividades que realizávamos com os pacientes no CAPS II, proporcionando a eles um ambiente propício para manter corpo e mente em equilíbrio, o que certamente contribuirá para sua saúde mental e melhor qualidade de vida”, frisou.

Também participaram da inauguração do CAPS III, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário Diego Rodrigues (SMTT); o controlador geral do Município, Sérgio Mota; a superintendente da Rede de Atenção à Saúde, Gleusa Vieira, no ato, representando o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes; o deputado federal Fernando Braide (PSC); além do representante do Conselho Municipal de Saúde, Higor Oliveira; e do diretor da Residência Terapêutica II, do São Cristóvão, Antonilson Sousa.

CAPS III

A unidade fica localizada no Calhau (Rua das Agulhas Negras, quadra 06, número 11). O CAPS é um serviço de saúde aberto, sem necessidade de agendamento, com atendimento exclusivo para adultos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A entrega deste novo CAPS fortalece a rede municipal de cuidado com a saúde mental, que conta também com dois ambulatórios (Farina e Clodomir Pinheiro Costa) e os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, e Álcool e Drogas.