Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide inaugura Clínica da Família no Centro da cidade

28/09/2023 17h46 - Atualizada em 07/10/2023 16h30
Secom

O prefeito Eduardo Braide inaugurou, nesta quinta-feira (28), mais uma Clínica da Família, desta vez, localizada no Centro de São Luís (em frente ao antigo Colégio Marista). A ação faz parte do conjunto de obras de reforma e ampliação executadas pela Prefeitura de São Luís na rede municipal de saúde, a fim de garantir o oferecimento de serviços com mais qualidade à população.

A obra foi executada pelas secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).

"Hoje é um dia especial para São Luís, pois entregamos mais uma Clínica da Família, desta vez no coração da cidade. Esta conquista representa um passo significativo em nosso compromisso de proporcionar serviços de saúde de alta qualidade à população. Minha gratidão às equipes envolvidas por seu excelente trabalho e dedicação. Um prefeito não pode fazer tudo sozinho, e é com o trabalho conjunto de nossos secretários e demais equipes que alcançamos o sucesso em nossos projetos para melhorar a saúde de São Luís", destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Esta é a segunda Clínica da Família entregue pela gestão do prefeito Eduardo Braide. A primeira foi inaugurada em setembro de 2022, no Residencial Morada do Sol, na região do Maracanã, Zona Rural da capital, que, em um ano, já atendeu mais de 50 mil pessoas em diversas especialidades.

Para a primeira-dama, Graziela Braide, a nova Clínica da Família reforça o compromisso do prefeito em cuidar dos ludovicenses.

“A Clínica da Família é mais um instrumento de saúde fruto do trabalho da gestão do prefeito Eduardo Braide em cuidar das pessoas. Agora, entregamos a unidade do Centro. No ano passado, foi no Morada do Sol, onde diversos atendimentos de saúde foram realizados, beneficiando a vida de milhares de pessoas. Como médica, vejo que esse equipamento será fundamental para atuar na atenção básica, ajudando a desafogar, inclusive, os atendimentos em grandes hospitais”, disse.

Especialidades

A nova unidade entregue vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas e 4 mil famílias com a oferta de serviços como pediatria, ginecologia, odontologia, fonoaudiologia, pré-natal, acompanhamento de doenças como hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, consultas com clínico geral e de enfermagem.

Haverá ainda a realização de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, colpocitologia oncótica, planejamento familiar, fornecimento de medicamentos da farmácia básica, nebulização e imunização.

A nova Clínica da Família conta com ambientes amplos, setores humanizados e equipados com aparelhos mais modernos, além de espaços projetados em conformidade com as adequações de acessibilidade.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, destacou a importância da inauguração da Clínica da Família no Centro da cidade.

“O prefeito Eduardo Braide ouviu a comunidade e agora São Luís tem um lugar para cuidar das famílias aqui no Centro. A inauguração desta clínica é um resultado significativo. O prefeito é exigente, e sua preocupação é cuidar das pessoas e é isso que faz sua gestão ser bem-sucedida”, observou o titular da Semus.

Nova infraestrutura

O lugar onde a nova clínica foi instalada é tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Estado do Maranhão e encontrava-se em total estado de abandono. Com a realização da obra, não só foi possível restaurar um valioso tesouro histórico para a cidade, mas também tornar o espaço plenamente funcional, graças à iniciativa da administração municipal.

Entre as intervenções, destacam-se a requalificação da fachada histórica do prédio, reforma de todas as esquadrias de madeira, serviços de adequação arquitetônica para modernização da unidade, instalações elétricas e hidrosanitárias, instalação de forro de gesso e de pvc, revisão completa da cobertura, colocação de piso de porcelanato, instalação de novas bancadas de granito, implementação de guarda-corpos para segurança, adaptação para acessibilidade em todo o prédio, incluindo banheiros e demais espaços, instalação de uma plataforma elevatória para garantir a acessibilidade, climatização de todos os ambientes, além de várias outras melhorias realizadas para garantir que a Clínica da Família do Centro ofereça um ambiente adequado e funcional para atender às necessidades de saúde da comunidade.

Para o secretário da Semosp, David Col Debella, “o comprometimento é o que verdadeiramente distingue toda a administração do prefeito Eduardo Braide. Estamos unidos em proporcionar o melhor para a cidade, em sintonia com a visão e os valores do prefeito, que prioriza qualidade, eficiência e o cuidado com as pessoas. Essa abordagem torna nossa jornada de trabalho gratificante e prazerosa".

Geração de emprego

A clínica não só melhora o acesso aos serviços de saúde, mas também contribui para a criação de novas oportunidades de emprego. Além dos empregos diretos gerados para os trabalhadores da construção civil durante a fase da obra, agora há também a inserção de profissionais da área de saúde e de outras áreas na unidade.

Francinete Conceição é um exemplo disso. A enfermeira técnica, de 44 anos, está muito feliz com o novo emprego.

“Graças a Deus estamos aqui nessa unidade nova e é uma alegria estar começando. Meu coração é só gratidão a Deus e a todo mundo que me apoiou”, disse a profissional.

Camila Fernanda, também encontrou uma oportunidade de trabalho na unidade. A auxiliar de serviços gerais estava empolgada com o início dos trabalhos.

“Fui selecionada e estou gostando muito. Esta é uma oportunidade única. Gosto muito de trabalhar em equipe e quero crescer junto com os colegas que estão aqui comigo”, declarou.

Presentes à solenidade os vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal, Daniel Oliveira (PL), líder de governo na Câmara e o vereador Dr. Gutemberg (Republicanos).

"O que estamos testemunhando hoje é uma obra de extrema importância para nossa cidade. Quando falamos do prefeito Braide nas ruas, a conversa gira em torno de sua dedicação incansável. Na área da saúde, no transporte público e agora com mais uma Clínica da Família, beneficiando mais de 16 mil pessoas, entregando resultados para a população. Tenho certeza de que a gente escolheu o melhor prefeito para São Luís", enfatizou Daniel Oliveira.

“O prefeito tem sido este gestor com dedicação inabalável, um verdadeiro alquimista, impulsionando a transformação desta grande cidade. Vários segmentos que estavam na estaca zero do atraso, hoje pulsam e pulsam muito forte. Cada passo de sua administração é um sucesso para todos nós”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal.

Testemunho também compartilhado pelo vereador Dr. Gutemberg. “Por tudo o que o prefeito vem fazendo por São Luís e pelo seu povo, eu peço um aplauso para o Prefeito Eduardo Braide”.

A inauguração também contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais, Verônica P. Pires (Semispe), Diego Rodrigues (SMTT), do subprefeito do Centro, Maurício Itapary; do diretor do Lacem, Luís Fernando Ramos; do deputado estadual, Fernando Braide (PSD); do suplente de vereador, Barbosa Lages (PDT); além de líderes comunitários e equipes de saúde da unidade.