Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço para reforma de mais dois centros de Saúde em São Luís

17/05/2023 18h07 - Atualizada em 29/05/2023 19h07

O prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã deste sábado (13), Ordem de Serviço para início das obras de reforma de mais dois centros de Saúde em São Luís. Desta vez, passarão por requalificação total o Centro de Saúde Amar (Vila Vicente Fialho) e o Centro de Saúde Santa Bárbara (Bairro Santa Bárbara, Zona Rural). As intervenções, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria de Obras, Serviços Públicos (Semosp) e Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), fazem parte do cronograma de obras de reformas da rede municipal de saúde, elaborado pela Prefeitura de São Luís.

“Vamos transformar esses Centros de Saúde em espaços dignos e com a qualidade que todos merecem. Vamos melhorar a parte física e os serviços que são oferecidos nessas unidades”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

As duas unidades irão receber uma nova infraestrutura hidráulica e sanitária, novas instalações elétricas, impermeabilização de cobertura, instalação de forro PVC, implantação de equipamentos de combate a incêndio, adaptações de acessibilidade, reforma do abrigo de resíduos; e, ainda, a climatização e humanização de todos os setores. Com as reformas, a população vai poder contar com mais conforto e comodidade durante os atendimentos.

“Mais uma obra na saúde, entre tantas que já entregamos nesta gestão, e estas comunidades terão um atendimento com mais conforto e qualidade”, destacou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Entre os serviços de saúde, serão ofertados o acompanhamento e controle da hipertensão e diabetes; acompanhamento das ISTs e HIV; triagem; consultas de enfermagem e com clínico geral; odontologia; pré-natal; tratamento da tuberculose e hanseníase; programa de controle de tabagismo; planejamento familiar e visita domiciliar; dispensação de medicamentos da farmácia básica; imunização; nebulização; curativo e puericultura.

A obra do Centro de Saúde Amar tem valor de investimento de R$ 1.382.008,92 com previsão de entrega para novembro de 2023. Já o Centro de Saúde Santa Bárbara vai receber R$ 753.345,67 para a execução da obra, com previsão de entrega para outubro de 2023, gerando dezenas de empregos diretos.

Para o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, o início das obras representa a realização do sonho das comunidades. “Hoje inicia a realização do sonho dessas comunidades que esperavam há muito tempo essas obras. É muito bom fazer parte dessa história de transformação da rede de saúde do Município e também da nossa Zona Rural”, declarou.

“O prefeito Eduardo Braide está de parabéns. Temos um prefeito que se preocupa com a população e hoje estamos vendo novamente sonhos sendo realizados”, disse o vereador Marlon Botão (PSB).

Também estavam na solenidade de assinatura e início das obras, a vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários municipais, Liviomar Macatrão (Semapa), Caroline Marques (Semed), Simão Cirineu (Seplan); o presidente da CGM, Sérgio Mota; Socorro Itapary (secretária adjunta Semus); Irmão Dijé (coordenador da Zona Rural; além de líderes comunitários; profissionais da saúde; trabalhadores civis e representantes da Qualitec Engenharia.

Reestruturação e ampliação da rede de saúde

A Prefeitura de São Luís já reformou mais de 20 unidades de saúde, até o momento, impactando diretamente na ampliação da cobertura da atenção básica, que cresceu de 38% para 60%, desde 2021.

Somente de janeiro a maio deste ano, a gestão municipal já reformou e requalificou o Centro de Saúde Integrada Janaína; o Novo Pronto Socorro do Anil; o Centro de Saúde Bezerra de Menezes (São Francisco); Centro de Saúde Djalma Marques (Ipem Turu); Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins (Residencial Paraíso); Centro de Saúde do São Cristóvão; Centro de Saúde Thalles Ribeiro Gonçalves (Zona Rural); o Centro de Saúde da Liberdade, onde foi implantado o primeiro Centro de Atendimento ao Hipertenso e ao Diabético da rede municipal de São Luís; o Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na sede da APAE São Luís; e o Centro de Saúde João Paulo.

Também foram entregues três centros municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves, localizados no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda); Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos); Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab-Anil); e o Centro de Referência Pós-Covid, na Unidade Mista do Bequimão.