Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega primeiros kits de fardamento e tablet para agentes da Estratégia Saúde da Família

14/06/2022 17h08 - Atualizada em 23/06/2022 17h47
Secom

O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta segunda-feira (13), à entrega de novos fardamentos e tablets para os agentes comunitários de saúde de São Luís. Nesta primeira etapa, o chefe do Executivo Municipal entregou 40 tabletes e 40 kits de fardamentos em solenidade no Palácio La Ravardière. Até dezembro deste ano, 720 agentes receberão os novos equipamentos que fazem parte das ações do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

“Para nós é muito importante ter vocês, os agentes comunitários de saúde, aqui na Prefeitura porque sabemos da necessidade do trabalho de vocês para a saúde do Município. Quero destacar a importância do tablet para o bom desempenho do trabalho de vocês, mas dizer da importância de vocês para a Atenção Básica. Vocês são fundamentais, pois visitando as casas conversam com as pessoas e, por isso mesmo, são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município”, destacou o prefeito Eduardo Braide.  

Em apenas um ano e meio, a gestão do prefeito Eduardo Braide conseguiu ampliar a cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família, passando de 38% para 60%, nos primeiros meses. Com os investimentos, a expectativa é de aumentar esse percentual de atuação em São Luís. 

Os tablets recebidos pelos agentes comunitários de saúde servem para que façam o cadastro das famílias que recebem o acompanhamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Os equipamentos serão utilizados pelas equipes durante o dia a dia, principalmente para alimentação de dados no sistema e-SUS, ligado ao Ministério da Saúde, tornando, assim, mais ágeis os atendimentos à população. Já o kit de fardamento, composto por uma bolsa, duas camisas e um chapéu, ajudam a identificar funcionalmente o profissional da saúde na rotina diária de visita domiciliares.

“Os agentes comunitários de saúde estão recebendo tablets modernos que vão facilitar a rotina de trabalho, colaborando com a produção de dados importantes e o fardamento, já que a categoria estava há pelo menos cinco anos sem receber os equipamentos que são essenciais. A gestão do prefeito Eduardo Braide, com isso, reconhece a importância destes profissionais retomando a entrega dos kits de visita domiciliar e outras ações que foram retomadas”, destacou o secretário de Saúde, Joel Nunes. 

Uma das agentes que recebeu o kit e o tablete foi Elizabete Gonçalves, que destacou a importância que o equipamento eletrônico terá em sua rotina de trabalho.

“Estou muito feliz porque este equipamento e o fardamento nos possibilita realizar um trabalho melhor, organiza e torna mais seguro, afinal, a gente representa a saúde e podemos representar melhor estando bem equipados”, destacou a funcionária.  

Para a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Flor de Liz Martins, a entrega foi uma conquista da categoria que luta há muitos anos em prol de reconhecimento.

“Antigamente a gente tinha que trabalhar com muitos papéis e com estes equipamentos aumenta nossa produtividade, transformando a vida profissional de cada um de nós. Foi uma luta muito grande até alcançarmos essas conquistas”, disse Flor de Liz Martins.