Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís prepara plenária para discutir saúde mental

07/06/2022 16h13 - Atualizada em 10/06/2022 20h40
Secom

“A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” é o tema central da 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental, que acontece nos próximos dias 14 e 15 de junho, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão (Rua Oswaldo Cruz, 1396). O evento é organizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), com o apoio do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE/MA).

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explica que a plenária é um espaço de discussão e avaliação da situação atual dos serviços de saúde mental e da assistência oferecida à população. “Esse é um encontro que terá a participação de gestores, trabalhadores da saúde, especialistas, conselheiros e representantes dos usuários para a apresentação de propostas de melhoria da assistência. Vamos ouvir todos os agentes, receber todas as contribuições e construir um consenso sobre ações resolutivas para as políticas de saúde mental”, afirma.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hígor Alhadef, é fundamental a participação da população. “Essa é uma oportunidade de envolver toda sociedade civil nas discussões das políticas voltadas para a saúde mental, nos seus mais variados aspectos, inclusive os efeitos da pandemia de Covid-19 em toda sociedade. Acreditamos que será possível ter excelentes propostas para a qualificação da saúde pública e privada do país", diz.

A programação da plenária inclui debates sobre o direito ao cuidado em liberdade, gestão e financiamento dos serviços, impactos da pandemia na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial no pós-pandemia. As deliberações feitas durante a plenária serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde Mental para compor o conjunto de propostas que serão levadas à a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, evento organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde, com realização prevista para o período de 8 a 11 de novembro, em Brasília (DF).