Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís realiza simpósio sobre a importância da higienização das mãos por profissionais de saúde da rede municipal

05/05/2022 11h39 - Atualizada em 12/05/2022 18h43

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, na última quinta-feira (5), um novo simpósio sobre a importância da higienização das mãos pelos profissionais de saúde. O evento fez parte das ações pelo Dia Mundial da Higiene das Mãos, e teve como objetivo reforçar a importância da adequada assepsia para garantir a segurança do paciente dentro das unidades hospitalares do município.

“Durante a pandemia da Covid-19, vimos claramente como um simples aperto de mão pode ser um potencial transmissor de vírus. Ainda assim, a higienização das mãos é muitas vezes esquecida. O objetivo do simpósio realizado pela Prefeitura foi ressaltar mais uma vez que essa prática deve ser um hábito constante, principalmente entre os nossos profissionais”, destaca o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, e a assepsia é considerada a medida individual mais simples de prevenir a propagação de possíveis infecções hospitalares.

“A conformidade dos profissionais de saúde com a prática da higienização das mãos é um dos principais indicadores de desempenho do controle de infecções nos serviços de saúde de todo o mundo. O profissional de saúde deve estar consciente sobre o seu papel, de saber todos os momentos necessários para se fazer a assepsia correta das mãos, a fim de evitar a propagação de vírus e bactérias dentro do ambiente hospitalar”, esclarece a enfermeira Nídia Ramos Soares, coordenadora e presidente da Comissão de Controle de Infecções do município de São Luís.

O 'simpósio municipal sobre a higienização das mãos' contou com palestras ministradas por profissionais da rede de saúde de São Luís, além da apresentação em detalhes da portaria Adorno Zero, uma lei municipal que proíbe em definitivo o uso de adereços dentro das dependências das instituições de saúde, a fim de evitar a aderência de microrganismos nas superfícies desses objetos. A nova portaria já foi assinada pelo secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, e passa por análise jurídica para poder entrar em vigor.