Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide acompanha início das obras de reforma da Unidade Mista Itaqui-Bacanga

07/01/2022 09h07 - Atualizada em 19/01/2022 13h52

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, nesta quinta-feira (6), o início da reforma da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, localizada na Avenida dos Portugueses. A reforma faz parte do conjunto de obras realizadas pela Prefeitura de São Luís visando a ampliação da rede municipal de saúde, com o objetivo de oferecer mais conforto e dignidade a toda a população durante os atendimentos. Só em 2021, por exemplo, foram entregues mais de 15 unidades completamente reformadas.

“A Unidade Mista Itaqui-Bacanga é uma das principais unidades de saúde de São Luís, pois atende uma das áreas mais populosas da cidade. Pelos próximos meses, equipes trabalharão aqui para sanar problemas enfrentados por anos e que não podem mais impactar no atendimento que nós queremos oferecer aos ludovicenses, que é um atendimento humanizado e de qualidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado, durante a vistoria, do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Essa é a primeira vez, em mais de 30 anos de existência, que a Unidade Mista Itaqui-Bacanga vai receber uma reforma que tem, por objetivo, sanar todos os seus problemas estruturais que em muito já prejudicaram a qualidade do serviço prestado aos pacientes que procuram consulta ou assistência imediata na unidade, já que ela funciona nas modalidades ambulatorial, urgência – 24h e internação.

"É por meio da ampliação da rede municipal de saúde que poderemos oferecer mais serviços de qualidade para a população. Já foram entregues mais de 15 unidades totalmente reformadas e agora iniciamos mais uma obra que trará assistência de qualidade e conforto aos pacientes, por meio de um ambiente totalmente requalificado e humanizado, afinal, nosso maior compromisso é cuidar das pessoas", destacou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Entre as melhorias estruturais, a unidade passará pela revitalização geral, climatização e ampliação das enfermarias; adequação da rede de gases medicinais (como o oxigênio); reforma dos laboratórios; execução de novas instalações elétricas e de novo projeto de iluminação; adequação dos ambientes às normas de acessibilidade e revisão de instalações hidrossanitárias. Ambos os serviços serão executados pelos próximos seis meses.

“É mais uma importante obra da gestão Eduardo Braide, que segue trabalhando para garantir assistência à saúde da população de São Luís. A Unidade Mista do Itaqui-Bacanga terá ambientes novos, modernos e, o melhor, agora também terá espaços ampliados para oferecer atendimento digno a quem mora na região”, destacou o secretário David Col Debella, que coordena as obras da unidade.

Unidades já entregues

Entre as unidades requalificadas no primeiro ano da gestão Eduardo Braide, estão o Centro de Saúde Integrada Janaína; Novo Pronto Socorro do Anil; Centro de Saúde Bezerra de Menezes (São Francisco); Centro de Saúde Djalma Marques (Ipem Turu); Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins (Residencial Paraíso); Centro de Saúde da Liberdade, onde foi implantado o primeiro Centro de Atendimento ao Hipertenso e ao Diabético da rede municipal de São Luís; Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na sede da APAE São Luís; e o Centro de Saúde João Paulo.

Também foram entregues três centros municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves, localizados no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda); Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos); Centro de Saúde Genésio Ramos Filhos (Cohab-Anil); e o Centro de Referência Pós-Covid, na Unidade Mista do Bequimão; Centro de Saúde Thalles Ribeiro Gonçalves; além da inauguração da Unidade Básica de Saúde Vereador Batista Matos, no bairro Alemanha.