Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís ampliará pré-natal odontológico para todas as Unidades Básicas de Saúde a partir de janeiro

17/12/2021 18h31 - Atualizada em 24/12/2021 12h13

A partir de janeiro, a Prefeitura de São Luís ampliará o pré-natal odontológico para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal como forma de garantir assistência às mulheres grávidas, contribuindo para uma gestação mais saudável. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu, na quinta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA), o treinamento de cirurgiões-dentistas que prestarão este serviço que, atualmente, é ofertado somente na Unidade Básica de Saúde do bairro Itapera.

Com a iniciativa, a rede municipal de saúde pretende combater a falta de atenção à saúde bucal que durante a gravidez pode implicar em problemas como aborto, parto prematuro, baixo peso da criança ao nascer e pré-eclâmpsia da mãe. Durante o treinamento, profissionais da rede municipal de saúde assistiram à aula expositiva do professor Dr. Tarcísio Leitão, que esclareceu sobre as etapas do pré-natal.

“O principal intuito da implantação do pré-natal odontológico é assistir às gestantes por meio da promoção da saúde bucal, prevenindo assim possíveis riscos como doenças ou até mesmo um aborto”, afirmou o secretário de Saúde, Joel Nunes.

De acordo com a Superintendente de Ações de Saúde (SAS), Adriana Mota, a principal meta da iniciativa é viabilizar a melhoria dos indicadores de saúde a respeito do acolhimento das gestantes por meio do trabalho de cirurgiões-dentistas nas UBS. “Nossa expectativa é ampliar a atenção à saúde deste público a fim de diminuir possíveis riscos durante a gestação que podem ser evitadas com a devida promoção da saúde bucal”, disse.

Para a cirurgiã-dentista do Hospital Djalma Marques, Alda Norrara, a capacitação promovida pela Prefeitura foi fundamental para o preparo e atualização da equipe de profissionais da rede municipal. “O treinamento realizado pela Semus é importantíssimo para nós, dentistas, agregarmos conhecimento e habilidades no tratamento e acompanhamento dessas gestantes, contribuindo para minimizar problemas bucais que podem implicar direta e indiretamente no desenvolvimento da criança”, afirma.