Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide trata da ampliação da rede municipal em reunião com representantes do Ministério da Saúde

07/12/2021 16h45 - Atualizada em 14/12/2021 09h33

O prefeito Eduardo Braide, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, esteve reunido, nesta terça-feira (07), com o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e sua equipe. Durante a reunião, foram debatidas propostas para a melhoria e ampliação dos serviços prestados pela rede municipal, além de apresentadas as ações da Prefeitura de São Luís na área, nos 11 meses da atual gestão.

Durante a reunião, o prefeito Eduardo Braide apresentou propostas para a ampliação da rede municipal de saúde, da cobertura da atenção básica e destacou a importância da parceria com o Governo Federal. “O Governo Federal é um parceiro fundamental para que o Município possa ampliar e requalificar sua rede, oferecendo serviços com maior qualidade à população. Aqui em São Luís nós temos reformado as nossas unidades, implantado novos serviços e ampliado os já existentes, e vamos expandir a atenção primária com a construção de novas unidades”, destacou.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, está visitando todos os estados do país para apresentar o novo modelo de financiamento da Atenção Primária em Saúde implantado pelo Ministério da Saúde, o Previve Brasil. São Luís foi a 21ª capital visitada pela equipe da SAPS. “Estamos realizando visitas técnicas a unidades da rede municipal, recebendo as demandas dos municípios e as ações desenvolvidas que podem ser replicadas em outras cidades”, explicou.

Entre as propostas apresentadas por São Luís, estão o credenciamento de novas equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a parceria para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além da habilitação dos centros municipais de atendimento às síndromes gripais leves implantados este ano na capital.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explicou os avanços na atenção básica ao longo de 2021. “Recebemos a rede com uma cobertura de apenas 38% na atenção básica e conseguimos ampliar para 60%. Foram cerca de 90 mil atendimentos a mais este ano em comparação a 2020. Isto é resultado do trabalho de requalificação da rede e humanização do atendimento que vem sendo realizado pela gestão Eduardo Braide em benefício da população da nossa capital”, disse.

Ainda na tarde desta terça-feira (7), as equipes da Semus e do Ministério da Saúde visitaram os centros de Atendimento ao Hipertenso e Diabético, na Liberdade; o de Síndromes Gripais Genésio Ramos, na Cohab; e o de Saúde Integrado da Janaína, na Vila Janaína.