Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís recebe pesquisadores nacionais que analisam impacto da vacina contra o HPV

29/11/2021 19h03 - Atualizada em 02/12/2021 11h10
Secom

São Luís participa de uma pesquisa nacional que analisa o impacto da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) na população público-alvo apontada pelo Ministério da Saúde (MS), que são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Representantes do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), estão na capital e desenvolvem estudos com a participação de técnicos da Prefeitura de São Luís ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Na última quinta-feira (18), a enfermeira Camila Bonalume Dall' Aqua e a pesquisadora de Controle de Qualidade da instituição gaúcha, Tássia Rolim Camargo, ministraram treinamento do Estudo de Prevalência do Papilomavírus no Brasil (POP-Brasil 2) sobre a coleta de dados para o estudo na Sala de Reunião da sede da Semus, no Centro. A pesquisa é coordenada pela médica epidemiologista Eliana Wendland e realizada em parceria com o MS. 

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, o objetivo é demonstrar nacionalmente a execução bem-sucedida das políticas públicas voltadas para o controle do HPV na capital. “Além de uma rede de assistência permanente, contamos ainda com uma coordenação que monitora os pacientes e uma política de estímulo à vacinação a este público”, disse. 

Ao todo, 131 voluntários já imunizados contra o HPV e na faixa etária de 16 a 25 anos distribuídos nas unidades de saúde São Raimundo, Cidade Olímpica II, Turu II e João de Deus participaram da pesquisa. A meta é incluir 319 participantes na capital ludovicense por meio de entrevistas e coletas de material biológico para análises de HPV. 

Esta é a segunda vez que São Luís recebe a visita das pesquisadoras, para a promoção da pesquisa. “O estudo e a visita se dá para monitoria dos coletadores que já atuam no estudo e treinamento de novos coletadores. Percebe-se que a pesquisa tem oportunizado maior acesso dos indivíduos às unidades de saúde, abrindo espaço para diálogo e usuários do sistema sobre essa e outras infecções, afirmou a enfermeira Camila Bonalume Dall' Aqua. 

Nesta visita, foram incluídas quatro novas unidades de saúde: Centro de Saúde Vila Embratel, Centro de Especialidades Médicas Filipinho e, além dos Centros de Testagem e Aconselhamento do Anil e do Lira, responsáveis pela assistência ao público diagnosticado com o HPV. “Nossa ideia é, em comum acordo com a pesquisa, saber de forma ainda mais precisa como está o nosso controle da infecção em níveis locais”, disse o coordenador do Programa IST/AIDS na capital, Wendell Alencar.

Saiba mais

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). 

A população na faixa etária de 16 a 25 anos pode buscar uma das unidades de saúde caso estejam interessadas em participar do estudo. Dentre as unidades, estão: São Raimundo, João de Deus, Vila Embratel, Cidade Olímpica II, CTA Anil, CTA Lira, CS Turu e CEM Filipinho.