Secretaria Municipal de Saúde

Superintendência de Educação em Saúde

Subordinada à Secretaria Adjunta de Ações e Serviços de Saúde, desenvolve, coordena e acompanha atividades relacionadas à Educação em Saúde e Mobilização Social, Gestão de Pessoas, Política de Humanização, Estágio, Pesquisa e Extensão, Ouvidoria e Formação Técnica para nível médio.

Como prática transversal, a Superintendência proporciona uma articulação entre todos os níveis de gestão, representando um dispositivo importante para o desenvolvimento de ações de saúde em benefício direto ao usuário.

Educação em Saúde e Mobilização Social

Desenvolver o tema Educação em Saúde significa contribuir na socialização do SUS, associando saberes técnicos e culturais, contribuindo para a autonomia e emancipação dos grupos populacionais de São Luis.
Este setor atua na capacitação dos Conselheiros das Unidades de Saúde e potenciais Conselheiros, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, no intuito de fomentar uma maior inclusão social, fortalecendo a mobilização em defesa do SUS.

Coordena ações educativas – campanhas, palestras – proporcionando informação e educação sanitária à comunidade, para o fortalecimento das ações/serviços de saúde.

Gestão de Pessoas

No intuito de criar e fortalecer habilidades, a Superintendência promove Encontros, Capacitações e Seminários, para a formação de massa crítica dos trabalhadores de saúde.
De acordo com as necessidades do sistema, busca-se aprimorar a capacidade criativa dos trabalhadores de saúde, para promover mudanças organizacionais em favor de uma maior eficiência do setor da saúde.

Política de Humanização

Como desafio para o SUS em alcançar suas diretrizes: integralidade, equidade e universalidade, a Política de Humanização propõe fortalecer o compromisso em garantir a qualidade nas ações e serviços da saúde pública.

A SEMUS lançou em 2006 a Política Municipal de Humanização – PMH com a proposta de oferecer um tratamento de saúde digno e eficiente à população de São Luis, estabelecendo novas relações entre os trabalhadores e os usuários.

Foram criados 64 Grupos de Trabalho de Humanização – GTH nas Unidades de Saúde, com o objetivo de difundir os princípios norteadores da PMH, compostos por gestores, trabalhadores de saúde e usuários, para divulgar, fortalecer e articular as iniciativas humanizadoras existentes, melhorando a comunicação e a integração do serviço com a comunidade.

Estágio, Pesquisa e Extensão

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em controlar, organizar e viabilizar o encaminhamento dos estudantes de cursos técnicos e superiores às Unidades de Saúde, levando-se em consideração os aspectos de gestão da Secretaria, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Configura-se numa ação que propiciará aos estudantes vivenciar a prática e a teoria vista nos cursos técnicos e de formação superior, com a finalidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos dentro de sua área de atuação como futuros profissionais do setor da saúde, visando enfrentar os reais desafios da área.

Para isso, faz-se necessário o estabelecimento de parceria entre a Secretaria de Saúde e Instituições de Ensino, formalizada através de convênio, para a realização de estágios, visando proporcionar ao estagiário uma complementação de ensino que assegure a aprendizagem social, profissional e cultural.

Escola Técnica do SUS

Criada em 28/12/06, pela Lei 4.736 e administrada pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Luis, a ETSUS tem como um de seus principais objetivos promover a qualificação de profissionais, para que possam atuar de forma consciente e participativa como agente de consolidação das políticas do SUS.

Sua missão é desenvolver pessoas mediante ações educativas, formar profissionais éticos, participativos e solidários, com competências e habilidades voltadas para a humanização, a melhoria da qualidade do atendimento, da prestação de serviços e do cuidado aos cidadãos, suas famílias e comunidade, no que se refere à saúde, bem-estar físico, social e mental no âmbito do SUS.