Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeito Eduardo Braide inicia obras do programa ´Trânsito Livre´ na rotatória da Cohab

01/09/2023 18h18 - Atualizada em 05/09/2023 16h56
Secom

O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta sexta-feira (1º), às obras de remoção da rotatória da Cohab, após a assinatura da Ordem de Serviço para início dos trabalhos na região. A ação integra o programa Trânsito Livre e está sendo executada pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio das secretarias Municipais de Inovação e Projetos Especiais (Semispe), de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes). A iniciativa representará melhoria da mobilidade urbana e no fim do congestionamento em um dos pontos mais críticos da cidade.

“Essa certamente deve ser a obra de mobilidade mais importante de São Luís nos últimos tempos e os serviços já começaram. Vamos fazer a requalificação no trecho que ganhará a quarta pista em partes da avenida, bem como alça de retorno, e o melhor, o tempo que as pessoas passavam aqui parando e esperando para poder atravessar vai acabar. Já implantamos o projeto Trânsito Livre em outras partes da cidade e o resultado tem sido muito positivo", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, esta será a quarta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre. As intervenções anteriores incluíram a eliminação da terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping e a implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, além da extinção da rotatória do Caolho e melhoria no trecho do Barramar.

"O trabalho na rotatória da Cohab vai acontecer durante o dia e a noite, com um planejamento cuidadoso para minimizar qualquer transtorno possível, conforme orientação do prefeito Eduardo Braide. Desenvolvemos um plano sólido para resolver o antigo problema desta área e, ao final, veremos as mudanças significativas no fluxo aqui da região. Esta é uma etapa importante do programa Trânsito Livre e estamos comprometidos em tornar nossa cidade cada vez melhor para todos os cidadãos", enfatizou o titular da Semosp, David Col Debella.

Adriana Mascarenhas, líder comunitária e moradora da Vila 7 de Setembro, esteve presente na solenidade da assinatura e compartilhou suas expectativas em relação às melhorias do fluxo da região. "Eu moro aqui ao redor do retorno da Cohab e estou bastante empolgada com essa reforma que o prefeito Braide anunciou. Estou muito esperançosa porque vai melhorar o acesso aqui para a gente, principalmente no horário de pico", afirmou.

O aposentado João Almeida, morador da Cohab, destacou a importância das obras para a qualidade de vida dos motoristas locais.

"Essa obra vai melhorar muito a qualidade de vida de todos os motoristas que precisam passar por esse trecho diariamente. O trânsito no horário de pico é muito intenso e estávamos precisando mesmo dessa obra", disse o aposentado.

O vereador Daniel Oliveira (PL) também estava presente na solenidade e se pronunciou sobre a ação.

"Uma grande obra de mobilidade, onde mais de 300 mil pessoas passam por aqui diariamente. Acredito que estamos no caminho certo, a Prefeitura trabalhando para que o município possa se desenvolver e a gente possa ter um trânsito melhor e de qualidade na nossa cidade", frisou o parlamentar.

Também estiveram presentes na cerimônia, os secretários Igor Almeida (Secom), Bruno Costa (Semurh), Romário Barros (Semdel); o procurador-geral do Município (PGM), Sérgio Motta; o presidente do Impur, Walber Filho; Rodrigo Fonseca, superintendente de Trânsito da Semosp; equipes da Semosp e trabalhadores civis.

Intervenções

A implementação do novo sistema viário vai proporcionar uma fluidez melhor para o tráfego, minimizando os atrasos e contribuindo para uma experiência de deslocamento mais eficaz para os cidadãos de São Luís. Pelo novo traçado, quase ninguém necessitará fazer contornos como os atuais para chegar ao seu destino.

Quem trafega no sentido Anil – Turu ou Turu – Anil, passará direto no trecho onde hoje está a rotatória. Quem segue da Cohab no sentido Anil, passará pelo túnel até o Angelim, onde fará o contorno na Jerônimo de Albuquerque e, na volta, entra na Casemiro Júnior; quem trafega no sentido Angelim – Turu, passará pelo túnel até a Cohab, onde retornará e entrará na São Luís Rei de França. Já quem trafega no sentido Turu – Cohab, entrará na Jerônimo de Albuquerque, contorna no Angelim e na volta passa pelo túnel; quem trafega no sentido Anil – Angelim, entra na Jerônimo de Albuquerque, contorna na Cohab e segue pelo túnel.

Os trabalhos incluem, ainda, ampliação das faixas de tráfego no trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, desde a rotatória até a saída do Terminal de Integração da Cohab, com a criação de três faixas, em cada sentido da via, além da criação de uma alça livre, próximo ao mercado da Cohab.

Será feita modificação na Avenida São Luís Rei de França, com a criação de uma alça esquerda de retorno livre, próximo às faculdades Pitágoras e Uniceuma, para condutores que trafegam no sentido Olho d’Água-Anil retornarem a região do bairro Turu, e a implantação de sinalização horizontal e vertical na via, além de serviços de asfaltamento, drenagem, sinalização horizontal e vertical, e nova iluminação em LED.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai adotar medidas para minimizar os transtornos durante o período das obras na região da Cohab. Com o intuito de assegurar a fluidez do tráfego e a segurança de condutores e pedestres, a SMTT vai demarcar todo o local e intensificar a presença dos agentes de trânsito.O secretário da SMTT, Diego Rodrigues, ressaltou a importância dessas ações para garantir a fluidez e a segurança da área.

"Nosso objetivo é diminuir ao máximo os transtornos em todo o período das obras, por isso, os agentes de trânsito irão disciplinar o tráfego de veículos, orientar condutores, garantindo mais segurança para todos”.

Programa

Além das intervenções em rotatórias importantes, o programa Trânsito Livre também já realizou diversas melhorias em outras localidades da cidade, como no trecho da região da Pedra Caída, que conecta os bairros Bequimão, Cruzeiro do Anil e Angelim; na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com a construção da terceira pista, que vai do Roque Santeiro ao Angelim; na avenida Daniel de LaTouche, nas proximidades do Cohajap; na Avenida São Marçal, no João Paulo, entre outras.

Além disso, o asfaltamento e drenagem profunda nas avenidas e vias importantes da Zona Rural também reforçam o compromisso da administração municipal em revitalizar e modernizar a infraestrutura viária da cidade por meio do programa Trânsito Livre.