Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeitura de São Luís discute demandas do Residencial Mato Grosso com representantes e comunidades do entorno

14/07/2023 15h46 - Atualizada em 17/07/2023 16h54
Secom

Nesta sexta-feira (14), representantes das secretarias da Prefeitura de São Luís se reuniram com líderes comunitários do Residencial Mato Grosso - que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida - e comunidades vizinhas. O encontro, realizado nas dependências do próprio residencial, teve como objetivo central a discussão das demandas essenciais dos futuros moradores, abordando as áreas de atuação de cada uma das pastas presentes.

Durante o encontro, os representantes das secretarias municipais tiveram a oportunidade de expor suas responsabilidades e projetos relacionados ao empreendimento. O foco estava em identificar as demandas prioritárias e discutir as estratégias e ações necessárias para atendê-las. 

"Dentro da portaria do Ministério das Cidades, foi indicada a criação de um grupo institucional composto por representantes das secretarias, com o objetivo de coordenar e estruturar o residencial, antes de sua entrega. Hoje ocorreu a primeira reunião desse grupo institucional, que contou com a participação de representantes da comunidade. A reunião foi excelente, e já serve para ter essa aproximação maior do poder público com a sociedade civil, para alinhar as demandas de cada órgão”, explicou a superintendente de Habitação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Gabriela Melo. 

Entre os assuntos discutidos, estavam a melhoria do transporte público na região, a implementação de serviços de saúde, assistência social, além de ações voltadas para a segurança da região. 

A representante da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Denildes Pinheiro, mencionou a intenção de solicitar a construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dentro do empreendimento, no entanto, enquanto essa estrutura não é viabilizada, a representante da Semcas informou que “serão disponibilizados serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em formato volante para atender às necessidades da população local”.

"Já fizemos levantamento das necessidades básicas de saúde aos moradores do residencial e estamos fazendo um plano de ação com propósito de trazer todos os serviços básicos de saúde para a comunidade, como vacinação e demais serviços”, disse Nataliane Barros, coordenadora de área da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Wallyson Bastos, assessor técnico e representante da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), falou do compromisso da secretaria em atender às necessidades do residencial.

"A Semosp está empenhada em melhorar o acesso ao transporte público, a coleta de lixo e outros serviços essenciais para o Residencial Mato Grosso. Estamos trabalhando para garantir que haja uma rota de coleta de lixo eficiente no residencial, com os demais órgãos responsáveis". 

Benedito Inácio, líder comunitário e presidente do projeto Pacto Pela Paz na comunidade, compartilhou suas impressões sobre a reunião realizada.

"Com a implantação do residencial, estamos vendo o surgimento de uma verdadeira cidade dentro de uma área rural, o que gera um impacto social, econômico e ambiental muito grande. Como lideranças, é nosso papel trocar ideias e conhecer os planos da Prefeitura em relação ao residencial e às comunidades vizinhas. A reunião foi extremamente produtiva, tivemos a oportunidade de nos sentar com um grupo de secretários e discutir individualmente as problemáticas da nossa região e nosso trabalho comunitário é exatamente esse, promover o crescimento e o desenvolvimento dessa região, que depende muito da atuação do poder público," disse Benedito. 

A presença de outras lideranças das comunidades vizinhas, como, Caracoeira, Assentamento Conceição, Coquilho I, Coquilho II e Nova Jerusalém, demonstra a união e a representatividade das comunidades no processo de discussão e busca por soluções conjuntas.

Também estiveram na reunião contribuindo com as discussões, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Felipe Mussalém, e os responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação (Semed); Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc); Polícia Militar (PM-MA) e representantes da Construtora Lua Nova, encarregada pela construção do empreendimento.

Residencial

O combate ao déficit habitacional é uma das maiores bandeiras da gestão municipal desde a construção do plano de governo do prefeito Eduardo Braide. O residencial será o maior já entregue no Maranhão e terá mais de 12 mil pessoas convivendo na comunidade, uma população maior que a de muitos municípios do estado. 

Dos imóveis, 1,5 mil foram destinados ao público em geral e os outros 1,5 mil para pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefes de família, pessoas em situação de vulnerabilidade social e aquelas que já moram na área do residencial. As residências contam com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e lavanderia.