Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Prefeitura de São Luís lança maior etapa do Programa de Aquisição de Alimentos com participação recorde de agricultores da capital

23/06/2023 15h56 - Atualizada em 28/06/2023 11h09
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) lançou, nesta sexta-feira (23), a quarta etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na Associação Recreativa e Beneficente, localizada no bairro Matinha, Maracanã. Presente ao evento, o prefeito Eduardo Braide destacou que esta é a maior etapa do programa do Governo Federal em São Luís, graças a recursos destinados pelo deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos).

“Quando eu assumi, tínhamos apenas 93 agricultores no PAA, mas graças ao trabalho da Prefeitura, com apoio do deputado Aluísio Mendes, passamos para mil agricultores nesta nova fase do programa. O escoamento desta produção é possível graças ao trabalho de recuperação que estamos fazendo nas estradas da Zona Rural. Desde o início do meu mandato, tenho trabalhado para melhorar estes acessos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Entre as comunidades que recebem serviços de asfaltamento da Prefeitura de São Luís estão as estradas do Arraial, Cajupari e Maracanã.

“E vamos fazer muita coisa ainda, assim que as chuvas diminuírem. Chegaremos a outras comunidades produtoras da nossa cidade, como Coquilho II, Tinaí, entre outras. Vocês têm o meu compromisso de levarmos o tão sonhado asfalto para facilitar o escoamento da produção e o transporte público com dignidade para todos”, observou o prefeito Eduardo Braide.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivo comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação e destiná-los às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, assim como as que são atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Um dos destaques do programa é o aumento significativo de recursos destinados a ele. O valor passou de R$ 600.000,00 para R$ 6.996.000,00, permitindo ampliar a participação de agricultores familiares e também das famílias atendidas, com um crescimento expressivo, passando de 6 mil para mais de 300 mil.

Reconhecido como um apoiador direto do programa, destinando emendas para a pasta, o deputado federal Aluísio Mendes também estava presente no evento.

“São Luís era a menor capital do Brasil em número de atendimento a agricultores e quando o ex-secretário Junior Vieira viu esses números me procurou em Brasília, e de frente a esses números, nós nos comprometemos, junto com o prefeito Braide, de transformar São Luís na capital que mais iria avançar no programa do PAA. O nosso compromisso com o povo de São Luís e com o prefeito era que esse ano alcançaríamos mil agricultores atendidos e graças a esse trabalho a várias mãos isso foi possível. Continuem contando com o meu trabalho, o trabalho da secretária Nirvana, do Júnior Vieira e com apoio do Eduardo Braide que nós temos certeza, que até o final do ano, nós vamos aumentar ainda mais esse número de agricultores”, destacou o parlamentar.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi instituído pela Medida Provisória nº 1.166, de 22 de março de 2023, e foi implantado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A gestão do programa em São Luís é responsabilidade da Semsa, que tem como objetivo assegurar o acesso a alimentos de qualidade para as populações em situação de insegurança alimentar, promovendo a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e da compra com doação simultânea.

Para a secretária Nirvana Anchieta (Semsa), “essa é mais uma vitória para a agricultura familiar de São Luís, que a cada ano, e a cada nova etapa tem um crescimento exorbitante”.

Polos

A compra e doação simultânea dos alimentos ocorrem duas vezes por semana, e atualmente existem quatro polos de abastecimento: Cinturão Verde, Matinha, Tajipuru e Terra do Rumo. O programa abrange 68 produtos, incluindo três tipos de proteínas: ovos, galinha e peixe. Essa diversidade de alimentos garante alimentação saudável às famílias beneficiadas.

O vereador Gutemberg Araújo (PSC) elogiou o prefeito Eduardo Braide pela sua dedicação à segurança alimentar e ressaltou a importância do programa para o emprego, renda e sobrevivência digna dos agricultores de São Luís.

“O prefeito Eduardo Braide sempre incentivou a segurança alimentar e sabe da importância que a alimentação tem na vida de todo cidadão e cidadã. Neste evento estamos falando de dignidade, saúde, alimentação, mas também falando de emprego e renda e sobrevivência digna dos agricultores e agricultoras de São Luís”, frisou o vereador.

Comida na mesa

O Programa de Aquisição de Alimentos tem um impacto positivo tanto na vida das pessoas mais vulneráveis, garantindo-lhes o direito básico à alimentação adequada e saudável, quanto dos agricultores que fornecem para o programa.

Sonia Lira, da comunidade São Joaquim, expressou orgulho em participar do programa. “O programa tem desenvolvido qualidade de vida nas comunidades, aumentando a autoestima do agricultor que agora tem para onde escoar a sua produção. Temos orgulho de produzir porque temos o local certo para o escoamento”, declarou a produtora.

O agricultor Simplício Américo, da comunidade da Matinha no Maracanã, mencionou o crescimento do número de produtores participantes da comunidade em que mora e produz suas hortaliças.

“O programa do PAA, quando começou, tinha apenas 40 produtores do Polo de Matinha participando, e hoje nós alcançamos 346 na gestão atual com a qual tivemos uma parceria muito boa. Hoje são muitos agricultores levando o melhor para a mesa da população”, enfatizou o produtor.

Também estavam na solenidade, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, o secretário Liviomar Macatrão (Semapa); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; a presidente do IPAM, Manuella Oliveira, os coordenadores da Zona Rural, Irmão Dijé e Flávio Foguinho; a co-vereadora do Coletivo Nós, Raimunda Oliveira (PT); produtores rurais e famílias beneficiadas.