Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Prefeitura de São Luís beneficia 450 famílias do Jardim São Cristóvão com cestas de alimentos do PAA

21/12/2021 21h16 - Atualizada em 04/01/2022 09h04

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), segue entregando cestas de produtos alimentícios agroecológicos, adquiridas com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para a população ludovicense.

Nesta terça-feira (21), foi a vez de 450 famílias do Jardim São Cristóvão serem beneficiadas com as cestas. Na oportunidade, o prefeito Eduardo Braide anunciou ações do Asfalto Novo para a região, em atendimento a uma demanda dos próprios moradores.

“É uma felicidade muito grande estar aqui hoje entregando essas cestas de alimentos. Esse foi um ano muito difícil, mas temos trabalhado muito para minimizar os efeitos da pandemia. Primeiro, vacinamos a população contra a Covid e, agora, estamos doando alimento para que as famílias possam ter uma alimentação segura. Aproveito a oportunidade para dizer que, em atendimento a um pedido dos próprios moradores, logo as máquinas vão chegar aqui no bairro para asfaltar as ruas”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

Os produtos adquiridos pelo PAA e doados durante a ação desta terça-feira correspondem a 14 toneladas de alimentos livres de agrotóxicos, cultivados por pequenos agricultores de São Luís. As cestas são compostas de alimentos ricos em nutrientes e essenciais para uma refeição saudável, como: frutas, verduras, hortaliças, grãos, mel e proteínas, dentre outros, totalizando 60 produtos, e não mais apenas 32, como nos últimos anos.

“Esses alimentos são de extrema importância para que a gente possa garantir que as famílias continuem se alimentando com segurança, sobretudo neste momento de pandemia que a gente ainda está enfrentando. São cestas verdes, com muitos produtos, todos adquiridos junto aos nossos 400 fornecedores cadastrados. Essa é a nossa décima quarta entrega e seguiremos contemplando muitos outros bairros, até atingirmos o total de 50 mil famílias, pois os recursos que conquistamos junto ao Governo Federal nos permitiu a ampliação de beneficiados”, destacou Júnior Vieira, titular da Semsa.

Presente durante a entrega das cestas de alimentos do PAA desta terça-feira, na Casa da Família, o vereador Chaguinhas (Podemos) agradeceu o empenho do prefeito Eduardo Braide para atender as necessidades dos moradores do São Cristóvão, bem como o esforço realizado para que fosse possível a entrega das cestas de alimentos às 450 famílias da região nesta etapa do projeto.

“Eu só tenho a agradecer ao prefeito por essa iniciativa tão importante, que vai impactar diretamente no Natal dessas famílias”, pontuou.

Famílias beneficiadas

As 450 cestas de alimentos do PAA chegam em boa hora na casa das famílias em situação de vulnerabilidade moradoras do Jardim São Cristóvão. Com os alimentos recebidos nesta doação, elas vão poder preparar os alimentos que pretendem servir durante a noite do dia 24 de dezembro, como de costume, e ter uma ceia de Natal mais confortável.

Uma das famílias beneficiadas na ação no Jardim São Cristóvão foi a da vendedora autônoma Carmem Oliveira, de 37 anos. “Essa cesta chegou em boa hora, vai ajudar muito na preparação dos alimentos em casa. Por causa da pandemia, nem sempre a gente tem dinheiro para comprar comida, como os produtos que estamos recebendo aqui, hoje. Então, eu só posso agradecer ao prefeito e a toda sua equipe”, frisou.

A aposentada Luíza Nunes Gomes, de 69 anos, disse que essa foi a primeira vez que a Prefeitura de São Luís chegou ao Jardim São Cristóvão com uma ação tão ampla de distribuição de alimentos.

“Eu nunca tinha visto uma ação como essas. É a primeira vez. Os alimentos são muito bons e vão ajudar bastante, principalmente na preparação das refeições do dia. Por isso, eu não poderia deixar de agradecer, pois, apesar de ser uma obrigação do Município, não é todo prefeito que trabalha e se importa com as pessoas como o prefeito Eduardo Braide”, finalizou.

Saiba mais

Com a nova etapa do PAA, a maior da história de São Luís, o número de famílias que serão beneficiadas saltou de 6 mil para 50 mil, haja vista o recurso que foi incrementado, passando de R$ 600 mil para R$ 2,6 milhões. O número de produtores/fornecedores também foi ampliado, saindo de 93 para 400, assim como o número de produtos em cada cesta, que deixou de ser 32 e, agora, é 60 itens.