Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Prefeitura de São Luís entrega 450 cestas de alimentos do PAA a famílias do São Francisco

16/12/2021 18h00 - Atualizada em 23/12/2021 12h53

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal Segurança Alimentar (Semsa), entregou, nesta quinta-feira (16), mais 450 cestas de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social, desta vez no bairro São Francisco. Os alimentos entregues na ação foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que deve beneficiar até 50 mil famílias ludovicenses nos próximos meses.

“Nesta pandemia, além de nos preocuparmos com a saúde da população, também vimos a necessidade de prestar assistência quanto à alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade social. Por isso que buscamos a ampliação do PAA em São Luís e, agora, contamos com mais recursos para beneficiar mais famílias. Só nesta etapa, serão 50 mil famílias beneficiadas”, destacou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, em sua fala durante o evento.

As cestas de alimentos entregues às famílias do São Francisco nesta quinta-feira pesam 25 kg, contam com produtos diversos cultivados por 400 pequenos produtores rurais cadastrados junto ao Município e essenciais para uma alimentação segura e nutritiva, haja vista a dificuldade que as famílias de baixa renda passaram a ter com pandemia de Covid-19.

“Essa é a décima primeira entrega que a Prefeitura de São Luís realiza para as famílias carentes da cidade. Desde que o PAA foi reformulado pelo prefeito Eduardo Braide, nós já atendemos e suprimos a necessidade de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta pandemia, o prefeito tem cuidado não só da saúde das pessoas, mas, também, da alimentação daqueles que mais sofreram com essa situação provocada pelo coronavírus”, disse o secretário da Semsa, Júnior Vieira.

Durante a entrega, o vereador e presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho (PDT), também esteve presente e parabenizou o prefeito da capital pela ação contínua, que é a distribuição de alimentos por meio do PAA.

“Esse é um programa que tem alcançado toda a cidade de São Luís. Eu, na condição de vereador e legítimo representante da população me sinto contemplado e só tenho a agradecer, principalmente pela ação ter chegado aqui no São Francisco, bairro pelo qual tenho grande consideração”.

Uma das beneficiadas com a cesta de alimentos, que contém cerca de 60 itens, entre frutas, legumes, verduras, proteína, entre outros, foi a manicure Valéria Pinheiro, de 36 anos. Mãe de cinco filhos, ela disse que ficou difícil manter uma alimentação segura em casa após a pandemia de Covid-19, o que comprometeu, inclusive, os serviços que ela costuma prestar de casa em casa.

“A situação ficou muito difícil depois dessa pandemia. Eu tenho cinco filhos e alimentar os cinco não tem sido nada fácil. Eu trabalho como manicure, mas o movimento caiu muito depois do coronavírus. Então, receber essa cesta é uma alegria muito grande, e por isso eu agradeço muito ao prefeito”, disse a manicure.

Saiba mais

Com a nova etapa do PAA, a maior da história de São Luís, o número de famílias que serão beneficiadas saltou de 6 mil para 50 mil, haja vista o recurso que foi incrementado, passando de R$ 600 mil para R$ 2,6 milhões. O número de produtores/fornecedores também foi ampliado, saindo de 93 para 400, assim como o número de produtos em cada cesta, que deixou de ser 32 e, agora, é 60.