Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Prefeitura de São Luís realiza novas entregas de cestas de alimentos do programa Brasil Fraterno

13/08/2021 18h58 - Atualizada em 18/08/2021 17h40

A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa), realizou, na manhã desta sexta-feira (13), mais uma etapa da entrega de cestas de alimentos do programa Brasil Fraterno, uma parceria com o Governo Federal, que destina alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social aos moradores do território do quilombo urbano da Liberdade.

A décima segunda entrega realizada pelas equipes das duas secretarias encerrou a semana e alcançou a marca de oito mil cestas entregues, do total de 10 mil que foram destinadas para atender a comunidade. "Estamos praticamente encerrando o bairro da Liberdade e em seguida, vamos partir para o Diamante e Sítio do Meio, que também fazem parte do território", explicou a titular da Semcas, Rosângela Bertoldo.

"Vamos concluir as entregas em breve e estamos entregando nas casas das pessoas, seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide, para garantir que o benefício chegue realmente às mãos dos mais necessitados", disse o secretário municipal de Segurança Alimentar, Júnior Vieira.

Desde quarta-feira (11) até esta sexta-feira (13), 1.600 cestas foram entregues às famílias das ruas Dr. Jansen; José Burnet; Tancredo Neves; 1ª, 2ª e 3ª Travessas Tomé de Sousa; Alto do Bode; Diogo Alves; Recanto da Floresta; 1ª e 2ª Travessas Tabajara; Estado do Pará; Olegário;  Vila Sésamo; Augusto de Lima; 1ª Travessa Augusto de Lima; 1ª, 2ª e 3ª Travessas da Santa Bárbara; 4ª Travessa da Liberdade; Rua da Galeria; todas as travessas do Japão; e as nove quadras do Conjunto Promorar.

Cestas

Cada cesta contém cinco quilos de arroz, dois quilos de feijão, um quilo de açúcar, quatro pacotes de macarrão, seis pacotes de leite, um pacote de flocão de milho, óleo de cozinha e um quilo de farinha branca.

Uma ajuda que chegou na hora certa na casa da técnica de enfermagem desempregada, Marielde Costa. "Meu marido voltou a trabalhar há um mês e botar comida na mesa para três crianças está difícil, mas graças a Deus chegou essa ajuda", afirmou a dona de casa.

Ajuda que, para Luciene Santos, que vive de pequenas vendas e sustenta sozinha os filhos, vai garantir comida na mesa por uns dias. "Chegou numa boa hora, vai ajudar demais", comemorou.

Com três filhas pequenas, Rosemeire Martins conta apenas com a renda do marido para todas as despesas. "Alimentação está muito cara e receber uma cesta dessa em casa é uma benção", declarou a dona de casa.

Parceria

As 10 mil cestas foram adquiridas por meio da iniciativa Brasil Fraterno, uma parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo Federal, com articulação do Ministério da Cidadania, Fundação Cultural Palmares e parceria do Sistema S, com o objetivo de arrecadar e doar cestas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar atingidas pelos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19.

As cestas são destinadas às famílias que moram na região do Quilombo Urbano da Liberdade, que agrega ainda os bairros da Camboa, Fé em Deus, Diamante e Sítio do Meio.