Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide entrega U.E.B. Camélia Costa Viveiros totalmente reformada

03/04/2024 18h38 - Atualizada em 11/04/2024 16h56

Nesta quarta-feira (3), o prefeito Eduardo Braide entregou mais uma escola completamente requalificada, desta vez a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Camélia Costa Viveiros, na comunidade do Coroado.

A reforma, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), faz parte do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que desde o primeiro ano de gestão do prefeito Eduardo Braide, em 2021, entregou mais de 170 unidades.

“Hoje nasce a nova U.E.B. Professora Camélia Costa Viveiros que agora tem equipamentos novos e ambientes renovados, tudo do jeito que a comunidade do Coroado merece; E vamos continuar com nossa maratona de entregas de obras nos próximos dias”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A escola, fundada em 1970, inicia agora em um novo capítulo na qualidade do ensino, tanto para os estudantes quanto para os profissionais que dela fazem parte. Durante os últimos 25 anos, a escola recebeu apenas reparos simples, mas agora está completamente renovada. A unidade atende a 684 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Presente na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda enfatizou a importância de uma infraestrutura adequada para aprimorar a qualidade do ensino em toda a rede educacional.

"O maior sonho do professor é poder dar sua aula sem se preocupar com questões ligadas aos equipamentos ou à infraestrutura. Saber que está em um ambiente com uma boa estrutura, agradável, seguro, digno, facilita o trabalho dos professores e promove um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante e é isso que temos feito”, pontuou.

Reconstrução

Diversas melhorias foram realizadas na U.E.B. para proporcionar um ambiente mais funcional e confortável para todos. Destacam-se a construção do refeitório com climatização, sala de jogos, sala de recursos, ampliação da cozinha, que também ganhou freezer, fogão e outros equipamentos novos. A sala da secretaria e a sala da coordenação agora funcionam separadas, graças à ampliação e redivisão dos espaços.

As intervenções incluíram renovação da estrutura do teto, forro, piso e paredes; pintura completa; adaptação para acessibilidade; substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias; substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro; e todo o mobiliário novo. Destaque ainda para a instalação de ar-condicionado em todas as salas, proporcionando conforto térmico aos alunos e professores.

Em uma solenidade repleta de agradecimentos, pais, alunos e equipes da escola se reuniram para receber com alegria a nova unidade. A gestora Waldinéia Duarte Reis expressou sua gratidão e demonstrou alívio após anos de espera.

“Nos últimos 25 anos nós recebemos apenas reparos, mas agora sim, temos uma estrutura que eu nem reconheci quando entrei. Eu quero agradecer de coração ao prefeito Eduardo Braide que tem todo o meu respeito e minha consideração. Eu fico sem palavras. Muito obrigado”, declarou a diretora Waldinéia.

“Como diz eclesiastes, tudo tem seu tempo determinado debaixo do céu, e há mais de 20 anos esperávamos por esse momento.  Graças a Deus esse dia chegou e estamos aqui, o grupo docente da Camélia Costa Viveiros para agradecer ao prefeito que nos deu esse presente, essa escola que ficou muito bonita”, complementou a professora Ivana Rosa de Oliveira.

Empolgados, os alunos Davi Chagas Pinto, de 12 anos, e Flávio Roberto Pereira, de 14 anos, ambos do sétimo ano, falaram dos novos ar-condicionados e de todos os novos espaços.

“Eu vou precisar trazer casaco para a escola. Tá bom demais. A escola tá no grau”, celebrou o pequeno Davi. “Antes, a escola estava muito feia, agora até sala de jogos tem, gostei demais”, disse Flávio  Pereira.

A cerimônia de entrega contou com as presenças de autoridades e membros da gestão municipal, incluindo o secretário Diego Rodrigues (SMTT); a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; os vereadores Karla Sarney (PSD) e Daniel Oliveira (PSD); e os suplentes de vereadores Barbosa Lages e Armando Costa.