Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inaugura novo Ponto Limpo e revitaliza área no Jaracati

14/03/2024 16h45 - Atualizada em 21/03/2024 17h39

Seguindo na luta contra o descarte inadequado de resíduos sólidos em São Luís, o prefeito Eduardo Braide inaugurou, nesta quinta-feira (14), na Avenida Ferreira Gullar, no bairro Jaracati, o 18° Ponto Limpo.

A iniciativa faz parte do trabalho da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), via Superintendência de Limpeza Pública (Sulip), em colaboração com as secretarias de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Instituto da Paisagem Urbana (Impur) e o apoio da secretaria de Meio Ambiente (Semmam).

A implementação do Ponto Limpo em áreas afetadas pelo acúmulo de detritos tem contribuído para embelezar a cidade e desencorajar o descarte irregular nessas localidades.

Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide reforçou a relevância da ação realizada, além da necessidade de conscientização da população para transformar São Luís em uma cidade mais bonita e limpa.

“A entrega deste Ponto Limpo demonstra a importância que uma ação como esta tem na vida e no dia a dia da nossa população e da nossa cidade. Aqui era um local de descarte irregular, ao lado de uma área de preservação ambiental, que é o mangue. Todo o lixo que era jogado aqui a chuva arrastava para o mangue. Do mangue ele chegava ao rio e depois às nossas praias. É este trabalho que a gente quer disseminar em toda a cidade de São Luís. A gente está embelezando a cidade, mas ao mesmo tempo, plantando a semente de que cuidar da cidade é dever de todos. Todos nós temos que ter a nossa participação e, como eu sempre digo, cidade limpa é cidade que ninguém suja”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide, informando que outros Pontos Limpos serão entregues em toda São Luís.

Localizado na rotatória da Avenida Ferreira Gullar com a Rua das Paparaúbas, entre os bairros Jaracati e São Francisco, o novo Ponto Limpo é um espaço que foi completamente revitalizado. Após a transformação, o local adquiriu características de um jardim, com paisagismo e um piso colorido, e foi acrescido de um letreiro personalizado com o nome do projeto.

Essas intervenções não apenas contribuem para a melhora visual da área, mas também têm um impacto significativo na conscientização ambiental de toda a comunidade do entorno.

O projeto de paisagismo foi concebido pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur), enquanto a calçada colorida, que adicionou um toque vibrante e alegre ao local, integra-se ao projeto "Colorindo São Luís", realizado pela Semispe. Todo o trabalho de colaboração entre diferentes secretarias é executado pela Semosp.

O secretário da Semosp, David Col Debella, abordou os desafios relacionados à gestão de resíduos na cidade e enfatizou a importância do trabalho de conscientização da população.

"Costumo dizer ao prefeito que lidar com o descarte de lixo é, para mim, o maior desafio dentro da Semosp. A gestão adequada dos resíduos é um processo que demanda tempo e conscientização, e o prefeito tem sido um grande apoiador ao incentivar a união de esforços, a educação e a sensibilização da população para evitar o descarte irregular. Desde o primeiro ano de gestão, enfrentamos esse desafio em prol de uma cidade limpa, e continuaremos dedicados a tornar nossa cidade cada vez mais bela e limpa", reforçou.

Pedro Regivaldo Pinheiro, músico de 51 anos e morador do bairro há 45 anos, recordou que o local costumava ser usado para o descarte irregular de uma variedade de resíduos, incluindo móveis sem uso, lixo doméstico e restos de alimentos. Ele expressou gratidão pela iniciativa.

"Agora aqui está massa demais, lindo, lindo. Um local onde a população descartava lixo, que enfeiava o lugar. O serviço ficou maravilhoso, de qualidade, gostei muito. Além disso, vale ressaltar o combate à dengue, diminuindo o acúmulo de água parada. A Prefeitura está de parabéns".

Também estiveram presentes na entrega, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais, Verônica P. Pires (Semispe); Diego Rodrigues (SMTT); Karla Lima (Semmam); Erica Garreto (Semurh); Maurício Itapary (Secult e Subprefeitura do Centro); Otávio Soares (Semad); Romário Barros (Semdel); Walber Filho (presidente do Impur); o deputado estadual, Osmar Filho (PDT) e os vereadores Karla Sarney (PSD), Dr. Gutemberg (Republicanos), Marcos Castro (PMN); o suplente de vereador, Armando Costa, além de lideranças e equipes da Semosp.