Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inicia obras de reforma da quadra poliesportiva da U.E.B. Padre Antônio Vieira, no Jardim São Cristóvão

16/10/2023 16h21 - Atualizada em 21/10/2023 14h50

O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta segunda-feira (16), a Ordem de Serviço para início das obras de reforma da quadra poliesportiva da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre Antônio Vieira, no Jardim São Cristóvão.

O equipamento esportivo atenderá as crianças da unidade de ensino, bem como a população da região. As obras serão executadas pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

"Felicidade estar aqui hoje para anunciar que em breve entregaremos esta quadra totalmente revitalizada à comunidade do São Cristóvão, com uma nova cobertura, nova pintura, piso novo, tudo novinho. Farei questão de voltar para participar de um torneio junto com todos vocês quando a quadra estiver pronta", destacou o prefeito Eduardo Braide, durante conversa com os alunos e a comunidade escolar, em que, anunciou, também, a entrega do fardamento escolar a todos os alunos da unidade.

O prefeito também aproveitou para parabenizar a escola pelos bons índices de avaliação e lembrou que em breve o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) será realizado.

“A U.E.B. Antônio Vieira é uma das escolas de maior destaque em São Luís e, por isso, quero parabenizar a todos vocês, alunos e membros da comunidade escolar. Para melhorar ainda mais nossos resultados, temos o desafio do SAEB pela frente, portanto, conto com a dedicação de cada um de vocês", disse Eduardo Braide.

A U.E.B. Padre Antônio Vieira possui 15 salas regulares e atende mais de mil estudantes do Ensino Fundamental, nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9ºano), e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reforma do equipamento esportivo é uma demanda antiga da comunidade escolar. A última grande reforma na quadra foi há mais de 20 anos.

O diretor da unidade, Nelson Bogea, ressaltou que a renovação do equipamento também trará benefícios à toda comunidade, que dispõe do espaço para realizar atividades ecumênicas, culturais, esportivas e outras.

“A quadra da escola é um espaço compartilhado também com a comunidade. Além de ser um local para aulas de educação física, a quadra é frequentemente solicitada pela população para eventos importantes, reuniões, apresentações culturais e eventos religiosos, por isso essa reforma é um presente para a comunidade escolar, mas também para a população aqui da região”.

Melhorias

Com um investimento de R$ 815.101,49 e prazo de entrega estimado em três meses, o equipamento passará por uma série de intervenções, a exemplo da concretagem e polimento de novo piso da quadra; pintura de piso lúdica; implantação de área de jardins; recuperação de arquibancada; nova cobertura e fechamento lateral com estrutura metálica e telha galvanizada; recuperação de cobertura de vestiário com troca de madeiramento e telhas cerâmicas; novas instalações elétricas; recuperação de instalações hidrossanitários do vestiário e entorno; adaptações de acessibilidade; aplicação revestimento cerâmicos, paisagismo, entre outros serviços.

"Durante sua visita à escola, o prefeito Braide constatou o estado precário da quadra e prontamente determinou sua revitalização. Ele é atento às necessidades das comunidades e toma medidas imediatas para melhorar as condições. Este é um reflexo de seu compromisso com toda a nossa cidade, seguindo um padrão de qualidade que já foi evidenciado em todas as obras que já foram entregues", comentou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Até o início de outubro, 18 novas quadras esportivas foram entregues às escolas de São Luís, e outras seis estão programadas para serem concluídas até o final do ano. A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, enfatizou o comprometimento do prefeito Eduardo Braide em reestruturar a educação do Município.

“O prefeito tem visitado muito a região do São Cristóvão, com muitas obras no entorno da escola, e é claro que a U.E.B. Antônio Vieira não ia ficar de fora. Esse é mais um fruto dessa gestão que trabalha todos os dias em todos os cantos de São Luís para trazer o que há de melhor para a educação da nossa cidade”.

A estudante Maria Clara Leão, que está cursando o 5º ano, estava empolgada com a reforma da quadra. "Estou muito feliz com a notícia dessa reforma. Para nós que frequentamos esta escola é uma notícia muito boa porque agora vamos ter um espaço seguro", declarou a aluna.

Quem também estava animado com o início da reforma era o pequeno Victor Rafael, estudante do 5° ano. “Já estou ansioso para ver como a quadra vai ficar quando estiver pronta, para a gente poder brincar ainda mais", disse o aluno.

Durante a cerimônia, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal, falou das ações da Prefeitura na comunidade.

"Ao estender sua atuação no Município, o prefeito Eduardo Braide incorporou essa região do São Cristóvão. É extremamente gratificante ter um líder que acompanha de perto a realidade da cidade, que a percorre de ponta a ponta e que realiza esse trabalho de transformação", disse o parlamentar.

Também estavam presentes no evento, a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o supervisor de gestão da Qualitech Engenharia, Leonardo Campos; João das Neves, representando todos os operários da obra, além da comunidade escolar e trabalhadores civis.