Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeitura de São Luís celebra Dia dos Agentes de Limpeza com grande festa 

22/05/2023 16h30 - Atualizada em 02/06/2023 16h27
Secom

Uma grande festa, organizada pela Prefeitura de São Luís, foi realizada nesse sábado (20), no Parque do Bom Menino, para celebrar o Dia Municipal do Agente de Limpeza - 16 de maio. O prefeito Eduardo Braide esteve presente no evento, acompanhado da primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, participando da programação que teve início com um café da manhã especial para esses profissionais que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida de toda a população da capital.

O prefeito Eduardo Braide destacou a importância do trabalho realizado pelos agentes de limpeza e pelo orgulho especial que sente da categoria, que tanto ajuda a cuidar da cidade. Na oportunidade, ele anunciou a implantação da Patrulha Ambiental, para que sejam aplicadas multas a quem sujar a cidade, além de uma parceria com o Coral São João, para a realização de um coral da limpeza, descobrindo e incentivando talentos existentes entre estes trabalhadores.

“Eu assumi um compromisso com vocês há um ano, quando a gente estava comemorando aqui o dia do Agente de Limpeza. Disse que eu iria estabelecer uma regra para que a gente pudesse multar quem sujasse a nossa cidade e, o último ato que faltava para eu poder implementar essa ação, que vai se chamar Patrulha Ambiental, eu assinei essa semana, que era um decreto regulamentando o Fundo Municipal de Limpeza Urbana. Porque cada multa que for aplicada vai para esse fundo para a gente transformar em melhorias para nossa cidade. Eu sempre vou carregar no meu coração, enquanto prefeito, a gratidão por cada um de vocês, pelo trabalho que vocês fazem, por me ajudar a cuidar da cidade”, declarou o prefeito Eduardo Braide.

A primeira-dama de São Luís, Graiela Braide, reforçou a satisfação em está participando desse momento de valorização desses profissionais. “É com grande alegria que hoje celebro essa data com esses profissionais que batalham dia e noite por nossa cidade. Mais do que uma comemoração, esse é um momento de reconhecimento da importância do trabalho dessas pessoas que contribuem muito não só para a beleza da nossa cidade, mas também para nossa saúde pública. Esse é um momento mais do que merecido”, pontuou Graziela Braide.

Programação

A programação começou com a distribuição de um café da manhã seguido de um momento de oração, comandado pelo agente de limpeza, irmão Natan. Em seguida foi a vez do agente Manoel Frazão, que fez um testemunho e cantou um belíssimo hino de louvor, em ação de graça.

A categoria foi presenteada ainda com a apresentação do grupo de teatro "Pão com Ovo", que interagiu com o público e realizou sorteios dos prêmios, ficando a cargo também da dupla, Clarisse e Dijé, comandar um concurso de dança com os agentes de limpeza. Entre os prêmios sorteados estavam televisões, ventiladores, micro-ondas, cafeteiras, churrasqueiras, espremedores de suco, entre outros.

Também foram ofertados serviços de corte de cabelo e design de sobrancelhas, realizados por uma equipe de profissionais de beleza do Senac, além de ser disponibilizado um totem e cabine fotográfica, para todos que quisessem levar uma lembrança desse momento. Para encerrar a programação, o cantor Wanderley Andrade subiu ao palco a animou os presentes, cantando sucessos de sua carreira. 

A programação, realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), agradou aos profissionais que zelam pela limpeza em São Luís.

“Vim no ano passado e estou de volta neste ano e estou gostando. A festa está uma maravilha, boa demais. Isso tudo é uma valorização para gente, é muito gostoso ter essa data com essa programação todos os anos”, afirmou o agente de limpeza, Francisco Gomes.

Lurdes Passos da Luz trabalha há 11 anos como agente de limpeza e afirmou que adorou a programação e destacou a importância do seu trabalho para toda São Luís. “Estou muito feliz, mesmo. Nós estamos aqui todos presentes com saúde, graças à Deus, reunidos. Todo o ano o prefeito faz essa homenagem para a gente, com café da manhã, com shows e não tem como não ficar animado. Eu estou adorando e estou muito feliz por fazer parte dessa empresa, dessa família, porque nós somos na verdade uma grande família”, disse Lurdes Passos da Luz.

O secretário da Semosp, David Col Debella, destacou a importância de reconhecer o trabalho realizado pelos agentes de limpeza. “Hoje é um dia de reconhecimento a esse pessoal que trabalha diuturnamente, sem parar, seja sábado, domingo ou feriado, e que mantem nossa cidade limpa, nosso ambiente mais agradável e mais limpo e mais saudável. Então, essa é uma forma que a gente tem aqui de agradecer ao dia deles”, frisou o secretário.

Também estiveram presentes prestigiando o evento a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, o secretário municipal de Desportos e Lazer, Romário Barros, o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, seu adjunto, Henrique Almeida, o secretário municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, o secretário municipal de Informação e Tecnologia, Felipe de Abreu Falcão, secretária adjunto de educação, Gusmaia Mosinho, além do vereador Marlon Botão (PSB), o diretor da SLEA, Rubens Sant’Anna, e o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana, Walber Pereria. 

Ações

Diariamente, cerca de 1.200 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís atuam em bairros da capital para proporcionar mais qualidade de vida à população, executando serviços como capina, roçagem, varrição, coleta do lixo domiciliar, limpeza nos pontos de descarte irregular, atendimento nos ecopontos, além da operação dos equipamentos instalados no Centro Ambiental Ribeira. Ao todo são 584 pontos catalogados.

Todos os dias, em média, são 330 toneladas de lixo coletadas em São Luís. Por mês, essa quantidade chega a 10 mil toneladas. Estes profissionais são ligados ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O órgão também realiza ações constantes de educação ambiental em escolas públicas e privadas e com a comunidade para conscientizar a população da importância do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, a preservação do meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade.

O maior volume de resíduos sólidos retirado diariamente das ruas pela Prefeitura de São Luís é coletado por três principais serviços: coleta domiciliar, recebimento pelos ecopontos e remoção de resíduos descartados irregularmente em áreas públicas.