Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide lança Operação Asfalto Novo em São Luís

02/03/2023 15h54 - Atualizada em 11/03/2023 18h01

O prefeito Eduardo Braide lançou, nesta quarta-feira (2), no auditório do Palácio La Ravardière, a operação ‘Asfalto Novo’. Na ocasião, o gestor anunciou as intervenções e novas estratégias que serão implementadas nas principais vias e corredores da capital com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de condutores de veículos e pedestres.

Ao lado do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, o prefeito mostrou todo o trabalho já realizado pela Prefeitura de São Luís nos últimos anos. Também falou sobre as prioridades para o ano de 2023, que vão melhorar significativamente a mobilidade urbana em São Luís.

“A operação ‘Asfalto Novo’ consiste na retirada de toda pavimentação antiga e colocação de pavimentação nova, com foco nas principais vias e avenidas de maior fluxo em São Luís. Todo esse trabalho será realizado com tratamento na base para que a gente tenha maior durabilidade, assim, vamos economizar com tapa-buracos, direcionando recursos para investir cada vez mais em serviços de infraestrutura em outras vias da cidade”, explicou o prefeito Eduardo Braide, que em seguida, deu exemplo do trabalho realizado na Avenida Litorânea.

“Nos últimos dois anos, só na Avenida Litorânea foram gastos mais de R$ 2 milhões com serviços de tapa-buracos, toda vez que fazíamos o serviço, a chuva vinha e precisávamos voltar lá novamente, por isso, decidimos retirar todo o asfalto velho e colocar um asfalto novo, isso nos permitiu economia e o direcionamento das equipes para outros pontos importantes da cidade”, ressaltou.

Em 2023, serão 150 km de nova pavimentação e R$ 100 milhões investidos dos recursos próprios do Município, com operações já iniciadas nesta quinta-feira (2). Neste início das operações, avenidas como General Artur Carvalho, Lourenço Vieira da Silva e Avenida José Sarney serão priorizadas por possuírem maior fluxo de veículos, em paralelo aos trabalhos que também serão realizados em vários pontos importantes da cidade, como João Paulo, Canto da Fabril, entre tantos outros.

O secretário da Semosp, David Col Debella, falou das estratégias que serão adotadas neste novo momento do programa, a exemplo do que já vem sendo realizado em avenidas importantes e que contam com uma melhora significativa no trânsito de São Luís.

“A exemplo do que já fizemos na Avenida Jerônimo de Albuquerque e na Avenida dos Holandeses, onde retiramos as rotatórias, colocamos novo asfalto e melhoramos o fluxo dos veículos, esse trabalho também será realizado com ainda mais intensidade à noite, para amenizar os transtornos da população durante as obras. É importante lembrar que também contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que nos ajuda no mapeamento dos pontos da cidade onde a manutenção é prioritária, e é este trabalho prioritário que já iniciaremos hoje”, informou o titular da Semosp.

Programa

O programa ‘Asfalto Novo’, desde o seu lançamento em 2021, no bairro Vila Nova República, primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, já implantou mais de 300 Km de asfaltamento em 226 vias e 36 bairros, incluindo vias que nunca haviam sido asfaltadas, sobretudo na Zona Rural.

Bairros como Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Residencial Ribeira, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Cidade Operária, Matões Turu, Cajupary, Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã, Vila Nova República, entre outras comunidades, já foram beneficiadas não só com o capeamento, mas também com outras intervenções como drenagem profunda, drenagem superficial, colocação de meio-fio e sarjeta.

Com isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem renovado a pavimentação da cidade, recuperando e ampliando a malha viária, garantindo mais mobilidade urbana, mais segurança no tráfego tanto para motoristas quanto para pedestres, reduzindo o tempo de deslocamento no trânsito, entre outras melhorias.